sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

12 casos de outro tipo de coronavírus, mais brando, foram registrados no Ceará em 2019

Doze casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por um tipo diferente de coronavírus foram registrados no Ceará em 2019, segundo boletim divulgado em dezembro pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O vírus que circulou no ano passado, entretanto, é diferente e mais brando que o novo 2019-nCoV, responsável pelo recente surto na China e que tem um caso suspeito no estado.

O presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilherme Henn, explica que o atual vírus tem capacidade de transmissibilidade e agressividade maiores. No geral, os coronavírus infectam primeiramente animais mamíferos, répteis ou aves; porém, quando sofrem mutação, podem contagiar seres humanos.

“Em todo canto tem coronavírus, mas como eles circulam há muito tempo, a população já tem uma certa imunidade de base contra eles”, explica o médico.


Segundo a infectologista da Sesa, Tânia Mara Coelho, a família dos coronavírus tem cepas mutantes. “Esse vírus de agora é uma cepa nova, de uma forma diferente. Ainda estamos aprendendo com ele. Parece muito com a influenza, mas a gente está se atualizando, junto ao Ministério da Saúde, para ter mais informações”, diz. 

Para o novo coronavírus, 2019-nCoV, o Ceará segue com um caso suspeito em Sobral, de acordo com o Ministério da Saúde. Trata-se de um engenheiro mecânico de 27 anos, que esteve a trabalho na China e retornou ao Brasil recentemente.

Atualização 
A especialista ressalta que os casos de 2019 não devem ter tido gravidade, uma vez que, de acordo com o mesmo boletim epidemiológico, nenhum óbito por coronavírus foi registrado no Ceará. Já os vírus da influenza vitimaram 44 pessoas. 

“As medidas para prevenção e conduta são as mesmas da influenza, com que já temos experiência. Estamos conversando com todas as unidades de saúde, trocando informações, e vamos trazer gente do interior para fazer treinamento em Fortaleza”, diz a infectologista. 

Em todo o Brasil, há nove casos suspeitos distribuídos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Ceará. O Ministério da Saúde já fez 43 notificações e descartou outros 6 casos.                           G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário