quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Açudes de menor porte sangram em Várzea Alegre

Barragem atingiu cota de sangria em Várzea Alegre
(Foto: João Frutuoso)
A barragem do sítio Cachoeira Dantas, na zona rural de Várzea Alegre, na região Centro-Sul do Ceará, atingiu a cota de sangria com as últimas chuvas, mesmo localizadas, que banham a região.

O reservatório, que fica às margens da BR-230, distante 10 km da sede do município, atraiu moradores do entorno. “É uma alegria grande aqui pra gente. Essa barragem é bem antiga, já serviu para abastecer comunidades vizinhas, atualmente serve para irrigação da agricultura e manter o lençol freático dos poços com uma boa reserva de água, principalmente no período da seca”, disse o morador da localidade João Frutuoso.

A sangria da barragem é sempre aguardada com muita expectativa a cada ano. Segundo os moradores, choveu na região 60 milímetros, o suficiente para o reservatório atingir o volume máximo, já que vinha recebendo água desde o início da pré-estação.



A água da barragem segue para o açude Olho D’água, principal reservatório que abastece a cidade de Várzea Alegre e tem capacidade para armazenar 19 milhões de metros cúbicos. Atualmente, o açude está com cerca de 25% da capacidade.

Este é o segundo reservatório que sangra em Várzea Alegre, este ano. Semana passada, o açude Pedro Elias, no sítio São Caetano, no distrito de Naraniú, também sangrou.               Blog Diário Centro-Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário