quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Estudante cearense é aprovado no Sisu em curso que não escolheu e fica impedido de tentar curso desejado

O estudante cearense Lucas Alexsandro foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para um curso que não escolheu. Apesar de inscrito na chamada regular para a graduação de Engenharia da Computação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e na Universidade Federal do Ceará (UFC), ambos em Fortaleza, ele foi selecionado para Engenharia de Aquicultura no campus do IFCE em Aracati, a 150 km da capital cearense.

"O IFCE de Fortaleza sempre foi minha primeira opção. Desde o primeiro dia deixei configurado como IFCE na primeira e na segunda Engenharia de Computação na UFC", explica Lucas. Durante o período de inscrição, o estudante afirma que fez poucas modificações na seleção dos cursos. "Eu fiz alguns testes para ver a nota em outros cursos, mas somente na segunda opção e nunca na primeira", relembra.


Caso o curso não tivesse sido trocado, o estudante estaria apto a ingressar na graduação escolhida. "Eu tinha nota para passar em Engenharia de Computação no IFCE. Tirei 879,54, maior que a nota mínima", comenta.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) sobre o caso e aguarda retorno.


Reclamações 
A família do estudante busca resolver o problema. "Já registramos reclamação. Estamos em contato com a escola em que ele estudou para saber como devemos prosseguir", comenta a servidora pública Adriana Hellen, mãe do estudante.

O erro comprometeu ainda a possibilidade de Lucas utilizar a segunda opção de curso. "Como ele passou na primeira opção, que não escolheu, não conseguiu ser selecionado para a segunda opção, na UFC, mesmo com nota suficiente", completa.

Adriana teme ainda que o desencontro demore a ser resolvido e afete a entrada do filho no ensino superior. "Ainda estávamos esperando resolver isso administrativamente, mas não temos muito tempo para esperar." Segundo o calendário oficial do Sisu, o prazo máximo para matrícula dos candidatos aprovados encerra na próxima terça-feira (4).


Outros problemas
Durante a manhã desta quarta-feira (29), estudantes de todo o país encontraram dificuldades na inscrição do SiSU, desta vez relacionadas à lista de espera. Candidatos que deixaram a segunda opção de curso em branco, não conseguiram indicar interesse na lista de espera da primeira opção. 

A Justiça chegou a suspender a divulgação do Sisu até que o MEC corrigisse o erro na nota de alunos. Conforme o Ministério da Educação, o erro atingiu cerca de seis mil alunos. 

Os resultados do Sisu foram liberados no começo da noite desta terça-feira (28). É possível verificar os resultados por meio do boletim do candidato ou diretamente nas listas de selecionados para cada curso (https://sisu.mec.gov.br/#/selecionados).              G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário