quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Paciente com suspeita de coronavírus é comerciante chinês que voltou ao Ceará há 15 dias

Membro da equipe de hospital que registrou uma morte de paciente com coronavírus se desloca com roupa de proteção em Yichang, na província central de Hubei, na China; foto de 23 de janeiro. (Foto: Chinatopix/AP)
Paciente com suspeita de coronavírus no Ceará se encontra internado em hospital da Unimed no município de Sobral, na região Norte, segundo O Povo apurou com duas fontes ligadas à saúde no fim da tarde desta quarta-feira, 29. O paciente seria do sexo masculino segundo as informações repassadas à reportagem. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou o caso por meio de nota. "[O paciente] Foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável", diz.

Segundo o presidente da Unimed Sobral, Carlos Arcanjo o paciente é chinês e havia passado alguns dias na China, epicentro da epidemia mundial do coronavírus. Ao voltar, o homem teria se sentido mal e teve um quadro dispneia, que é falta de ar, além de dor de cabeça, e foi internado na unidade de saúde na manhã desta quarta-feira, onde está isolado.


O paciente é comerciante no município e está na faixa dos 40 anos. Outra pessoa, que mora com o chinês com a suspeita e teve contato com ele, também chegou à Unimed procurando atendimento com os mesmo sintomas e foi orientado a procurar a rede pública de saúde. 

Ele havia passado três meses na China e chegou há 15 dias no Ceará. Após a chegada em território cearense, ele ainda transitou pelo município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, onde ele tinha negócios. O homem será transferido ainda hoje para o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, ou para o Hospital São José, em Fortaleza. As informações foram repassadas por Arthur Guimarães, diretor da Unimed Sobral. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral notificou a Sesa ainda nesta manhã, segundo o diretor da Unimed Sobral. 

A confirmação da suspeita no Ceará foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira, em entrevista coletiva. Todos os casos suspeitos viajaram à China, segundo o MS. Há também três casos em São Paulo, dois em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um no Paraná. Ao todo são 9 registros de suspeita de coronavírus no Brasil. 

Conforme o MS, já são 33 casos do novo coronavírus notificados, quatro descartados e 20 excluídos até o momento. Novo Boletim Epidemiológico deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira, 29.       O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário