sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Santana do Cariri: Secretaria de Educação promove Jornada Pedagógica 2020

Profissionais da Educação Santanense participam da Jornada Pedagógica (Foto: Júnior Sutério)
Valorizar, capacitar e motivar os profissionais da educação para o ensino. É com esse objetivo que a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Educação promove a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino em preparação para o início das aulas do ano letivo de 2020 até esta sexta-feira,31.

A preparação iniciou na segunda-feira (27), com o encontro de Gestores, com a presença dos diretores e coordenadores das escolas municipais. No encontro foi discutido o calendário escolar com a programação para o ano letivo, além de apresentação do novo quadro de profissionais e as novas metodologias a serem aplicadas nas instituições escolares.


Na terça-feira (28), os secretários escolares participaram de Encontro, onde aconteceu formação voltada ao esclarecimento do Sistema Integrado de Gestão Escolar - SIGE, importante ferramenta de integração online entre as escolas, as SME e o Centro Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE/SEDUC, que tem como principal objetivo armazenar os dados dos alunos e fazer o acompanhamento desde a matrícula, até o desempenho acadêmico e frequência. Com essas informações, os gestores educacionais e escolares conseguem avaliar e planejar as políticas de educação.



Nesta quinta-feira (30), todo o corpo docente (diretores, coordenadores, secretários escolares, professores) da rede municipal participou do Encontro com Educadores. Com a presença do prefeito Pedro Henrique, da vice Bibiane Sampaio, da Secretária de Educação - Gerllanny Freire e diversas autoridades municipais, durante a manhã, o evento contou com palestra motivacional ministrada pelo vereador e psicólogo Eduardo Freire e palestra com o Prof. Dr. Egberto Melo com o tema: "BNCC/DCRC e Currículo: fazeres pedagógicos, a perspectiva de inovar experiências e desenvolver aprendizagens significativas".

O prefeito Pedro Henrique parabenizou todo o núcleo gestor da Secretaria de Educação pelos excelentes resultados no ano de 2019 e em especial aos professores, "Quero parabenizar a toda a Secretaria de Educação pelo desempenho no ano de 2019 e em especial aos professores e corpo docente das nossas escolas municipais, que tornaram essa realidade possível. É a educação que faz toda a sociedade existir, é por causa dela que todos nós estamos aqui hoje. A minha administração seguirá caminhando de mãos dadas e empenhada em oferecer o melhor futuro possível para a educação santanense."

BNCC

Durante a tarde, foram realizadas formações voltadas ao tema: "Estudo da BNCC/DCRC - Implementação do documento curricular referencial do Ceará nas salas de aula".
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se refere às etapas da educação infantil e do ensino fundamental, contendo o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos (as) os (as) alunos (as) têm o direito de desenvolver ao longo dessas etapas da educação básica. E o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) busca apontar caminhos para que o currículo das escolas cearenses seja vivo e prazeroso, de modo a assegurar as aprendizagens essenciais e indispensáveis a todas as crianças e adolescentes.

Na sexta-feira (31), acontecerá o planejamento nas escolas, com a participação de todo o magistério, para estruturação das atividades, decisões e tarefas das escolas no novo ano letivo.O início das aulas da rede municipal está previsto para o dia 03 de fevereiro em todas as unidades escolares do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário