quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Ceará tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (27) que o Ceará tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus, de um total de 132 investigados no Brasil. São quatro casos em Fortaleza e um no município de Crateús.

A Secretaria da Saúde havia descartado na quarta-feira (26) uma hipótese de paciente infectado pela doença.

Leitos separados em hospitais 
O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, afirmou que o estado está separando leitos em hospitais para atender os possíveis casos.

“Todos os hospitais estão orientados para ter setores de isolamento, com até dois leitos. E nós estamos organizando um plano pra que, se eventualmente essa coisa ficar maior, que pode muito bem não acontecer, a gente ter um hospital de referência específico exclusivo pra isso", frisou. A unidade em questão não foi definida.


De acordo com ele, tanto os hospitais públicos quantos os privados foram instruídos sobre como proceder. 

Confira as principais informações: 
Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus no país; 
Trata-se de um homem que mora em SP, tem 61 anos, e veio da Itália; 
Ele está em quarentena domiciliar; 
30 pessoas da família estão sob observação;
Além destes casos, há 20 pacientes em investigação em todo o país;
Outros 59 casos foram descartados; 
16 passageiros que estiveram no mesmo voo devem ser postos em observação – alguns podem ter pego conexão e ido para outros destinos.

Caso confirmado no Brasil 
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação. 

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que ele é hipertenso e que por ter mais de 60 anos está entre os pacientes que apresentam maior risco, mas no caso dele específico, os sintomas são leves e a doença não evoluiu para um quadro mais grave.

Dicas de Prevenção Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal; Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente; Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.              G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário