quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Saiba como o Crajubar se prepara para possíveis casos de Coronavírus na região

Já há no Brasil o primeiro caso confirmado do novo Coronavírus. O paciente está em São Paulo e veio da Itália, onde o surto já infectou mais de 374 pessoas e matou outras 12. No Ceará, ontem existiam dois casos suspeitos, mas um já foi descartado.

Em Juazeiro do Norte, a Vigilância em Saúde já prepara, desde antes do Carnaval, a logística para que o município esteja minimamente preparado para o vírus. Em conversa por telefone, a coordenadora Evanuzia Lima disse que protocolos foram distribuídos para unidades particulares e públicas.

As vigilâncias sanitária, epidemiológica e de saúde de Crato, Juazeiro e Barbalha também foram contatadas para saber como agir. De acordo com Evanuzia, essa foi uma ação anterior ao caso confirmado no Brasil, mas que poderá refletir em providências rápidas, caso necessário.


Com voos diários de ida e volta para São Paulo, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, tem como responsável a Anvisa. Mesmo assim, a prefeitura deve ser informada sobre suspeitas de passageiros infectados a bordo. Nenhum caso como esse ocorreu ainda. 

As companhias aéreas também já atuam sob alerta em Juazeiro do Norte. De acordo com dados ainda da Infraero, o Orlando Bezerra teve movimentação de 535.443 passageiros em 2019, somando embarques e desembarques. Em 2018, esse número foi de 563.895 passageiros passando pelo aeroporto. Trabalham 270 pessoas no terminal. 

Na próxima semana, um grupo de trabalho voltará aos hospitais públicos e privados para conferir o uso de EPI’s. Os equipamentos de proteção individual são indispensáveis para evitar contágio, diz o protocolo. 

Para a população, recomenda-se o uso de álcool em gel 70% e lavagem constante das mãos. É recomendável também que evite-se viagens para fora do país e aglomerações. 

Referência 
No Ceará, apenas o hospital São José, em Fortaleza, é referência para tratamento nestes casos. Há, porém, um esforço para que as unidades regionais sejam preparadas para receber pacientes. O Hospital Regional do Cariri, por exemplo, já reserva leitos para internações de casos suspeitos.  Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário