quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Servidores aprovam paralisação em Juazeiro do Norte

(Foto: Arquivo)
Servidores públicos municipais de Juazeiro do Norte aprovaram estado de greve na semana passada. Com a medida, as diversas categorias de profissionais sinalizam a possibilidade de deflagração de uma greve que alcançaria todo o funcionalismo de Juazeiro do Norte, com exceção daqueles que atuam no magistério. Os profissionais se queixam do projeto enviado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores, que não atende às expectativas dos profissionais. A Prefeitura de Juazeiro do Norte informa que mantém diálogo com a entidade. A gestão diz analisar o impacto financeiro que o atendimento às demandas terá sobre as contas do Município.

Na proposta enviada ao Legislativo, o reajuste concedido pelo prefeito Arnon Bezerra (PTB) acompanhou o percentual de 4,31% da inflação. Anteriormente, o gestor juazeirense já havia, junto com outros dez municípios do Cariri, seguido o Governo Federal e indicado que reajustaria os salários dos professores em 12,84%. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), Marcelo Alves, considera a aprovação do estado de greve resultado de dois fatores: o valor percentual do reajuste e a ausência de diálogo entre a gestão municipal e os servidores.


“A gente já sabia que isso teria uma repercussão negativa muito forte dentro da categoria. Já tínhamos advertido algumas autoridades do Governo, sobre a repercussão e as consequências dessa iniciativa, uma vez que a proposta do governo foi elaborada sem nenhum diálogo com os servidores. Infelizmente, o Governo, ao não negociar, estabeleceu uma forma própria, muito simplista, de apenas conceder um percentual linear, o que atrapalha muito a lógica de reestruturação dos salários, principalmente daqueles que têm salários muito ruins dentro do funcionalismo”, pontua Marcelo Alves. 

Impacto financeiro 
Em nota divulgada nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Administração de Juazeiro do Norte diz analisar o impacto do reajuste nas contas do Município. A gestão relata que, em 2019, cada categoria teve a situação analisada individualmente. Naquele ano, classes profissionais tiveram reajuste de 32%, percentual que ultrapassaram, inclusive, o valor ofertado por Estado e União. “Como já fizemos isso ano passado, esse ano, por questões do impacto financeiro, estamos dando o reajuste linear, pois cada categoria que teve seu reajuste diferenciado já está com esse aumento garantido”, explica a secretária de Administração, Romênia Botelho. 

A gestora ainda enfatiza 2020 como um ano atípico, em virtude das eleições municipais. “Legislação proíbe que haja aumento de remuneração do funcionalismo público no período de 180 dias antes da eleição e até o dia da posse dos candidatos. Para que se realize um novo estudo de reajuste, levará mais tempo, e pode haver o risco dos servidores serem prejudicados”, conclui.                               Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário