sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Sobe para dez o número de açudes sangrando no Ceará

Açude Acarape do Meio é o 10º a sangrar no Ceará em fevereiro. (Foto: Michel Nojosa)
O açude na cidade de Redenção, no Ceará, Acarape do Meio atingiu 101% da capacidade após chuvas registradas entre quinta-feira e sexta-feira (28). Com ele, o Ceará passa a ter dez barragens sangrando, das 155 monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Este é o maior número de açudes nesta situação (até 28 de fevereiro) dos últimos nove anos. Somente em 2011 o Estado superou a marca, quando 12 reservatórios atingiram volume acima da capacidade máxima. Na ocasião, quatro barragens estavam próximas da sangria - entre 90% e 99%.

Chuva em 60 cidades
Entre 7h de quinta-feira e 7h de sexta-feira (28), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em pelo menos 60 municípios. As maiores precipitações foram observadas na Ibiapina (60.5 mm), Redenção (51 mm) e Granja (45 mm).

Para o dia, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões, situação que deve se repetir até o domingo (1).


Fevereiro chuvoso
Mesmo faltando dois dias para o fim do mês, este já é o segundo fevereiro mais chuvoso da década, segundo a Funceme. Até as 10h30 de hoje, o Estado já contabilizou 194.7 milímetros, um desvio positivo de 64,1%. Fevereiro de 2018 foi o mês com maior média de chuvas da década (196,7 mm). Neste cenário, a última semana também registrou bom aporte. 

Entre o último domingo (23) e as 7 horas desta sexta-feira (28), o Ceará registrou 34,3 mm (17,6% do precipitado em fevereiro). O bom volume fez com que o Açude Gameleira, na fronteira de Itapipoca, Trairi e Tururu, também ultrapassasse o 100% da capacidade, nesta quinta-feira (27). Além dos 10 reservatórios em sangria, outros sete estão com capacidade entre 90% e 99% - próximos do limite. 

Açudes sangrando: 
Gameleira; Itaúna; Tucunduba; Acaraú Mirim; São Pedro Timbaúba; Quandu; Itapebussu; Germinal; Tijuquinha; Acarape do Meio. 

Açudes próximos de sangrar (entre 90% e 99%): 
Gangorra; Várzea da Volta; São Vicente; Diamantino II; Jenipapo; Sobral; Itapajé. 

Grandes açudes ainda secos 
Apesar da marca de 10 açudes sangrando, o Estado enfrenta dificuldades no abastecimento de equipamentos importantes, como o Castanhão, maior do Ceará. Até esta sexta-feira (28), o reservatório acumula apenas 2.59% da capacidade. Além dele, o Orós, segundo maior do Estado, concentra 4,74% do total. Ambos estão situados na Bacia do Jaguaribe. 

A situação se repete na maior parte dos reservatórios cearenses, que contam com recarga hídrica abaixo de 30%. 

Segundo o último balanço da Cogerh, o Estado possui volume de 15,80% do total, o que significa que as chuvas estão concentradas. Para que os açudes maiores recebam recarga, é preciso que ocorram chuvas elevadas e próximas ao longo da quadra chuvosa (fevereiro a março). 

Com isso, a água escorre dos riachos e rios até chegar aos pequenos e médios reservatórios e, posteriormente, seguir para os grandes açudes.               G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário