segunda-feira, 30 de março de 2020

Moradores ignoram isolamento social, vão à feira e formam longa fila em banco de Itapajé


Em Itapajé, no interior do Ceará, moradores foram vistos nesta segunda-feira (30) frequentando feiras de venda de alimentos no centro do município e formando uma longa fila na agência da Caixa Econômica. O Ceará está sob Decreto Estadual que, entre outras medidas para conter a pandemia de coronavírus (Covid-19), mantém o isolamento social em todo o território cearense, decretando o fechamento do comércio e serviços não essenciais.

A quarentena iniciou em 20 de março. A decisão valeria inicialmente até este domingo (29), mas foi prorrogada pelo governo até 5 de abril, diante do aumento acelerado de casos do novo coronavírus no Ceará.

Já são 359 casos confirmados de Covid-19 no estado, doença causada pelo vírus. Cinco mortes foram registradas, segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgado neste domingo.


Somente em Fortaleza são mais de 338 casos. Outras cidades que registram casos confirmados da doença são: Aquiraz (7), Sobral (5), Quixadá (2), Caucaia (1), Fortim (1), Juazeiro do Norte (1), Maracanaú (1), Maranguape (1), Itaitinga (1).

Itapajé não está na lista dos casos confirmados, mas, segundo as autoridades sanitárias, uma das maiores preocupações com a pandemia é o contágio entre pessoas assintomáticas. 

Justamente por não manifestarem sintomas e, portanto, não saberem que estão com o novo coronavírus, essas pessoas podem aumentar o raio de contaminação, infectando outras pessoas e, dessa forma, acelerar a transmissão do vírus. 

Por isso, as autoridades, seguindo recomendação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), exigem o isolamento social.           G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário