segunda-feira, 30 de março de 2020

UFCA cede laboratório e equipamentos para acelerar diagnósticos de Covid-19 no Cariri


A Universidade Federal do Cariri (UFCA) disponibilizou ao Governo do Ceará equipamentos para reforçar o diagnóstico de Covid-19 no Cariri. O Laboratório Central de Saúde Pública de Juazeiro do Norte (Lacen regional) foi formalmente comunicado na manhã da última quinta-feira, 26 de março. Os equipamentos, um termociclador e um RT-PCR (polymerase chain reaction, ou “reação em cadeia da polimerase em tempo real”, em tradução livre), que analisam amostras de pacientes possivelmente com o novo coronavírus, estão atualmente em um laboratório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha, já calibrados e em local descontaminado. As autoridades estaduais precisam apenas disponibilizar os kits de testagem e deslocar os profissionais até a Universidade para manuseio dos equipamentos.

Atualmente, conforme o diretor da Famed/UFCA, Cláudio Gleidston, os testes para Covid-19 no Ceará estão centralizados no Lacen de Fortaleza, que dispõe apenas de um equipamento para diagnóstico. Para reforçar a capacidade de testes do estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) cedeu dois dos seus equipamentos, que servem habitualmente ao Laboratório de Citogenômica do Câncer do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC e ao Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (Cedecam).

Com a cessão do equipamento da UFCA, é possível que o Lacen regional consiga realizar os diagnósticos no Cariri, evitando o deslocamento das amostras até Fortaleza.

11 medidas da UFCA para ajudar no enfrentamento ao Covid-19 
A medida de cessão do referido laboratório compõe a lista de 11 ações de suporte a que se propõe a UFCA, no contexto de enfrentamento do Covid-19, encaminhada ao Ministério da Educação pelos ofícios Nº 57/2020/GR/UFCA e Nº 58/2020/GR/UFCA, em resposta ao ofício-circular Nº 4/2020/CGPO/DIFES/SESU/SESU-MEC. O comunicado do MEC reivindicou das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) um plano de ações de apoio ao enfrentamento ao Covid-19. 

Além de ceder seus equipamentos para diagnóstico, a UFCA se colocou à disposição das autoridades para apoiar o enfrentamento ao novo coronavírus: Com a oferta de seus profissionais médicos para reforço da rede pública de saúde (muitos já vinculados a ela); Com a manutenção do Serviço de Verificação de Óbito (SVO – único do Cariri); Com a manutenção do programa de Residência Médica; Com o apoio de profissionais de Comunicação (assessorados pelos profissionais de saúde da Universidade), para a produção de materiais educativos; Com a produção de insumos sanitários (como máscaras cirúrgicas, álcool 70% e sabão líquido); Com a disponibilização dos espaços da Universidade e dos veículos oficiais para atividades de enfrentamento de órgãos parceiros; Com a oferta de cursos livres online para a população em distanciamento social; Com a oferta dos serviços online de Psicologia aos estudantes da UFCA; Com a disposição da expertise científica do corpo docente e dos alunos de pós-graduação da UFCA no enfrentamento ao vírus e Com a destinação prioritária de insumos e de materiais educativos à população hipossuficiente dos municípios do Cariri. 

Termociclador e RT-PCR 
De acordo com o diretor da Famed/UFCA, o chamado termociclador qualifica o que há em um material biológico, atestando simplesmente a presença (ou não) de agentes patológicos procurados pelos reagentes específicos. Já o RT-PCR, além de identificar o patógeno buscado, é capaz de demonstrar quantitativamente a sua presença: “O termociclador consegue testar cerca de 6 amostras simultâneas, em aproximadamente 8h. Já o RT-PCR amplia a capacidade de testagem simultânea para algo em torno de 20 amostras. Como esse exame demanda muitos reagentes e, até ontem, o Lacen só dispunha de um equipamento para testagem, então o laboratório vem esperando o acúmulo de algumas amostras para a execução do exame”, detalha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário