quinta-feira, 30 de abril de 2020

Queijo de leite de cabra é produzido e vendido pela Aliança de Misericórdia, em Barbalha


É na Escola de Evangelização, no Sítio Venha Ver, em Barbalha, que a Aliança de Misericórdia que a produção acontece. Mas, tudo começa no Sítio Riacho do Meio, também em Barbalha, onde fica a Casa de Acolhida São João Batista; é nesse local que estão as cabras.

Todos os dias, o leite é ordenhado pelos próprios acolhidos e depois o leite é encaminhado para Escola de Evangelização, onde é dado início ao processo de produção do queijo artesanal.

Quem nos ensina como é feito o passo a passo dessa iguaria é Dona Gilzanete da Cruz, funcionária da Aliança de Misericórdia.

“Depois que o leite é retirado das cabras, ele é coado e passa pelo processo de pasteurização em banho-maria. O leite é aquecido a 65°C e, depois resfriado a 33°C. Então começa o processo de fabricação do queijo. É adicionado fermento lácteo, cloreto de cálcio e o coalho. Em seguida, colocamos o produto para descanso por 16h ou até atingir a acidez desejada. Após esse processo o queijo é coado e, começa a dessoragem. Ela é feita em temperatura ambiente e, depois é levado a uma temperatura de até 8°C até escorrer todo o soro. Depois que todo o soro escorre já está pronto para ser modelado e enformado em bisnaga e, em potes de vidros com tempero em formas de bolinhas em conserva de azeite”. 

“O queijo leva cinco dias pra ficar pronto e a validade é de até seis meses”, conta Gilzanete da Cruz. 

A produção semanal depende da quantidade de leite que é retirada das cabras. Após ser fabricado, o queijo de cabra é comercializado. De acordo com a Missionária da Aliança de Misericórdia, Marina Alves, “Em média, são vendidos por semana 12 potes de queijos de cabra. Atualmente nós vendemos o queijo nas missas que realizamos às quartas-feiras e domingos e, mas com a pandemia do novo Coronavírus, estamos vendendo pelo nosso Delivery. Quem tiver interesse em fazer o pedido, é só ligar para esse número (88) 99792-1920 ou enviar mensagem pelo WhatsApp. 

Cada pote de 250 gramas custa 25,00”. 

Todo o dinheiro arrecado com as vendas é revertido para as obras social da Aliança de Misericórdia, no Ceará. 

Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário