terça-feira, 28 de abril de 2020

Sítios paleontológicos de seis municípios do Cariri devem virar Patrimônio Cultural do Estado


Sítios paleontológicos localizados em 6 municípios do Cariri cearense poderão se tornar integrantes do patrimônio cultural do Estado. A iniciativa, cuja proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa, é da deputada Patrícia Aguiar (PSD).

O projeto de lei de n° 237/19, inclui os sítios paleontológicos localizados nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Segundo a parlamentar, Santana do Cariri, por exemplo, é reconhecida como Capital Cearense da Paleontologia, conforme a lei nº 13.674, de 2005. “O Museu de Paleontologia, fundado em 1985 no Cariri, preserva achados paleontológicos da área e, em 1991, foi incorporado à Universidade Regional do Cariri (Urca), passando a integrar a estrutura da instituição como núcleo de pesquisas e extensão. Desde 2006 é o principal equipamento do Geoparque Araripe”, informou. O local passou por diversas reformas e ampliações, sendo considerada mais significativa a ocorrida em 2010, que deu ao museu a sua atual estrutura.

Patrícia Aguiar também explicou que a coleção paleontológica é composta por grupos de fauna e flora e fósseis da Bacia Sedimentar do Araripe, sendo representados por: vegetais (troncos silicificados, flores, raízes, talos, impressões de folhas e sementes); invertebrados (foraminíferos, gastrópodes, ostracodios, aranhas, escorpiões, baratas, libélulas, cigarras, mosquitos, cupins entre outros.); vertebrados (peixes cartilaginosos, peixes ósseos, anuros, tartarugas, lagartos, crocodilos, pterossauros e dinossauros). 

“Diante da problemática com a retirada de inúmeros fósseis do Cariri, precisamos de uma legislação que garanta a “repatriação” desses materiais para que, após feitos os estudos necessários, eles fiquem à disposição do Museu de Paleontologia do Cariri e região onde pertencem”, assinalou. 

Patrícia Aguiar salientou que a proposta, além de proteger os sítios arqueológicos cearenses, resguarda ainda um dos agentes indutores da região do Cariri que é o turismo científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário