domingo, 31 de maio de 2020

Decreto estabelece retomada responsável e gradual de setores produtivos em Juazeiro

A partir desta segunda-feira,1° de junho, até o próximo dia 7, passa a vigorar o novo decreto municipal que insere, através da Prefeitura de Juazeiro do Norte, a retomada gradual e responsável de alguns setores do comércio e da indústria, conforme estabelece o decreto oficializado pelo Governo do Estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), informa que o novo decreto do Município segue as diretrizes do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, que conta com uma fase inicial de transição, contemplando 17 setores, e mais quatro fases, conforme critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos.

A fase de transição seguirá por uma semana. Nela, destaca-se, em Juazeiro do Norte, a liberação da operação das indústrias de calçados, metalmecânica e da construção civil. O funcionamento deve abranger entre 20 e 30% dos empregados. Está permitida também a abertura de lojas de material de construção, imobiliárias, óticas e salões de beleza, dentre outros estabelecimentos. Todos com até 30% do trabalho presencial.

O Município destaca a importância da continuidade das medidas restritivas do isolamento social, para que as pessoas possam se prevenir. O Município vem dando o encaminhamento necessário para a estruturação de espaços com novos leitos para atendimento da população e, esta semana, haverá um avanço nesse sentido. 

Segundo o Chefe do Executivo, todas as ações relacionadas aos decretos municipais, estão sendo realizadas em consonância com o Governo do Estado, que vem seguindo orientações de cientistas e diversos especialistas no sentido de conter o avanço do Coronavírus no Estado. Para ele, todas as ações nesse momento devem ser pensadas com muito cuidado e minuciosamente acompanhadas. 

Horários diferenciados e normas 
Para distribuir o fluxo de trabalhadores ao longo do dia, evitando aglomerações no transporte público, a Sedeci propõe horários de abertura e fechamento dos diversos setores. A sugestão para o Comércio, em relação às lojas de rua, é de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h. No sábado, das 8h ao meio-dia. Atividades imobiliárias e outras de serviços, das 8 às 17h. Quanto à Indústria, das 7 às 16h. 

O Secretário Municipal da Sedeci, Michel Araújo, ressalta que canais on-line para vendas e o delivery são alternativas eficazes para aqueles que mantêm as portas fechadas. Ele ainda enfatiza que as próximas fases do plano de retomada da economia serão especificadas por decretos, sendo cada uma avaliada até que seja permitido avançar. Para essa avaliação, devem ser feitos testes nas empresas e mais medidas precisam ser adotadas, como cada atividade ter protocolos próprios de segurança. 

No caso do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário no Cariri - Sindindústria, por exemplo, foram definidos o distanciamento na linha de produção, a implementação de cabines de higienização e de lavatórios na entrada e saída de funcionários e o contato virtual com representantes, através de videoconferências, segundo o Presidente Abelito Sampaio. 

Isolamento social 
Importante destacar que as medidas restritivas relacionadas ao isolamento social continuam sendo realizadas, além da fiscalização efetiva, espaços públicos como praças e ruas interditados, além das barreiras sanitárias nos limites de Juazeiro do Norte com outras cidades da região. Vale destacar, conforme decretos estadual e municipal, a obrigatoriedade do uso da máscara nos espaços públicos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário