segunda-feira, 29 de junho de 2020

Mesmo com decreto de isolamento rígido, alguns setores tem aval para funcionar em Juazeiro

(Foto: George Wilson)
No último sábado (27), o Governador do Estado, Camilo Santana, anunciou a prorrogação do isolamento social rígido em Juazeiro do Norte. Apesar da decisão, a cidade ainda está autorizada a permanecer na fase de transição do retorno econômico. Com isso, além dos serviços essenciais, alguns ramos da indústria foram autorizados a funcionarem perante restrições.

Entre elas estão as indústrias química; de artigos de couro e calçados; indústrias metalmecânica; saneamento e reciclagem; energia; indústrias têxteis e roupas; indústria de comunicação, publicidade e editoração; indústria de artigos do lar; de agropecuária; de móveis e madeira; indústria de artigos de escritório e manutenção industrial; e indústria da tecnologia da informação. Todas podem abrir de 7h às 16h de segunda à sexta, com percentual de trabalhadores entre 20 e 30%.

Além da indústria, o setor de serviços de apoio, na parte de cabeleireiros e manicures também tem autorização de funcionamento em tempo integral, das 8h às 17h de segunda à sábado. O setor de logística e transporte, no serviço de manutenção de bicicletas, também teve autorização, sendo das 8h às 17h de segunda à sexta, assim como a cadeia da construção civil, com 30% dos funcionários de 7h às 16h na semana e 7h às 11h no sábado, para os campos de obra. O comércio da construção civil também pode abrir, das 9h à 18h na semana e 8h às 12h no sábado.

Na saúde, não há restrição no percentual de funcionários, sendo a única no novo decreto que pode abrir com 100% dos trabalhadores. São dessa cadeia o comércio médico e ortopédico, óticas, podologia e terapia ocupacional. O horário de funcionamento vai das 9h às 18h durante a semana, e de 8h às 12h no sábado. 

A atividade classificada como não essencial e não elencada no decreto poderá funcionar, exclusivamente, com o serviço de tele entrega (delivery), estando proibido atendimento por meio de drivethru. 

A medida não cita o retorno do transporte público municipal, e a empresa Viametro Cariri ainda não se pronunciou sobre o assunto. O transporte está paralisado desde a última segunda-feira (22). 

Mesmo com a abertura de alguns setores, a circulação da população em lugares públicos permanece restrita, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à supermercados, farmácias ou hospitais. As entradas e saídas da cidade receberam barreiras sanitárias, com controle do tráfego de veículos. O descumprimento dessa regra pode acarretar multa. 

Segundo o decreto, se verificada tendência de crescimento dos indicadores após liberação das atividades, as autoridades da saúde avaliarão o cenário, admitido,se necessário, o restabelecimento das medidas restritivas originariamente previstas. 

Essa semana não haverá ponto facultativo para os servidores municipais. As secretarias estarão voltando aos trabalhos, respeitando os protocolos de segurança e regime especial de trabalho, evitando aglomerações. 

Visita do Secretário de Saúde 
O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve reunido na sexta-feira (26) e no sábado (27), com o Governo do Estado e o Secretário de Saúde, Dr. Cabeto, para falar sobre as ações que serão executadas a partir dessa semana. 

O planejamento, que envolve as ações integradas para os outros municípios, prevê aumento dos leitos, respiradores, ações de fiscalização, além da ampliação das testagens, com levantamentos de dados por técnicos de saúde do Estado, através de pesquisas científicas, sobre todas as medidas para conter a evolução do vírus na região do Cariri. 

Nesta segunda (29), Dr. Cabeto estará em Juazeiro do Norte para reunião com técnicos da saúde e prefeitos da macrorregião do Cariri, para tratar de questões relacionadas ao novo coronavírus.

Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário