sábado, 29 de agosto de 2020

Santuários de Juazeiro do Norte estarão abertos para o público a partir de terça-feira (1º)

Neste sábado (29), os Santuários de Juazeiro do Norte (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Santuário São Francisco das Chagas, Santuário Sagrado Coração de Jesus e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) emitiram as diretrizes para reabertura gradual que acontece a partir da próxima terça-feira, dia 1º de setembro.

O documento, assinado pelo bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, e pelos reitores dos Santuários, destaca que os fiéis apenas poderão fazer orações breves e individuais. A participação nos sacramentos ainda não será permitida. Os horários de visitas também constam no texto. Leia a íntegra do documento:

DIOCESE DE CRATO – CE

PARÓQUIAS: Nossa Senhora das Dores, São Francisco das Chagas e Sagrado Coração de Jesus

DIRETRIZES 
Reabertura gradual em tempos de covid-19

Diante das orientações emitidas pela Diocese de Crato - CE, que nos permitem a abertura dos templos apenas para a visitação individual, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, o Santuário São Francisco das Chagas, o Santuário Sagrado Coração de Jesus e o Horto do Padre Cícero, principais centros de romarias de Juazeiro do Norte-CE, estabelecem diretrizes aos (às) paroquianos (as) e romeiros (as), para que possam se adequar à reabertura gradual das igrejas, obedecendo aos protocolos de segurança, quais sejam:

Uso obrigatório de máscara de proteção. Para entrar e permanecer no interior das igrejas, o uso da máscara será obrigatório. 

Higienização das mãos. Nas portas de entrada, haverá voluntários medindo a temperatura para permitir ou não o ingresso dos fiéis nos templos e oferecer álcool em gel para higienização das mãos. 

Tempo de permanência. A permanência no interior das igrejas será de trinta minutos, no máximo. Os fiéis evitem tocar nas imagens, corrimões e altar, sentando apenas nos locais sinalizados. 

Horários. As romarias e demais celebrações públicas, assim como os sacramentos permanecem suspensos para evitar aglomerações, obedecendo às determinações das autoridades sanitárias. Desse modo, os horários para visitação na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são, respectivamente, das 13h às 17h e das 8h às 11h, de domingo a domingo; no Santuário São Francisco das Chagas, das 8h às 17h, de domingo a domingo; e no Santuário Sagrado Coração de Jesus, das 8h às 16h, de segunda a sábado, e das 10h às 16h, no domingo. 

Essas diretrizes terão validade a partir desta terça-feira, dia 1º de setembro de 2020. 

Sob as bênçãos e a intercessão de nossos santos padroeiros e do Padre Cícero Romão, superaremos esse mal e logo voltaremos a nos reunir como assembleia orante. 

Fraternalmente, 

Dom Gilberto Pastana de Oliveira - Bispo da Diocese de Crato - CE 

Pe. Cícero José da Silva - Reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores 

Frei Raimundo Ferreira de Matos, OFMCap - Reitor do Santuário São Francisco das Chagas 

Pe. Cícero Oliveira Silva, SDB - Pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário