quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Condenado pelo furto ao Banco Central de Fortaleza é um dos alvos de operação da Polícia Federal

Uma pessoa que foi condenada pelo envolvimento no furto ao Banco Central do Brasil, ocorrido em Fortaleza, em 2005, é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quarta-feira (30), em três estados. Empresários do setor de combustíveis também estão entre os investigados. As informações são do portal G1.

Ao todo, são cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 43 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santa Catarina e no Paraná.

Conforme a PF, o alvo principal dos agentes é um homem conhecido como Alemão, cuja família é dona de cerca de 50 postos. As investigações também apontam o envolvimento dele com a morte de "Gêgê do Mangue" e "Paca", líderes de uma facção criminosa assassinados no município de Aquiraz, em 2018.

A ação tem o objetivo de desarticular uma facção que atua dentro e fora de presídios do país e movimentou, pelo menos, R$ 30 milhões. Mais de 70 empresas são investigadas, dentre elas, uma distribuidora de combustível. 

Durante a operação, a Justiça determinou o sequestro de 32 automóveis, nove motocicletas, dois helicópteros, um iate, três motos aquáticas, 58 caminhões e 42 reboques e semirreboques, com valor aproximado de R$ 32 milhões em bens sequestrados da facção.

Vinte pessoas foram indiciadas e responderão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Em relação às empresas, a Polícia Federal solicitou à Justiça que as 73 empresas usadas para lavagem de dinheiro sigam em funcionamento e passem a ser administradas pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça. A corporação afirma que essa medida é inédita. 

A investigação sobre o caso foi realizada pelo Grupo de Investigações Sensíveis, unidade de inteligência que compõe a Delegacia de Repressão a Entorpecentes. Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário