sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Juazeiro: zeladores preparam Cemitério do Socorro e pedem compreensão na produção de Lixo durante romaria

(Foto: Guto Vital)

Juazeiro do Norte se prepara para mais uma Romaria de Finados, a maior de todas durante o ano. Com a pandemia, a chegada dos romeiros ficou restrita em 2020. Cemitérios, porém, já começam a ação de zeladoria esperando visitantes no feriado.


No Cemitério do Socorro, um dos mais procurados pelos romeiros, zeladores iniciaram nesta sexta-feira (30) o sistema de limpeza especial. Erismar Batista e Daivid Willian trabalham há mais de duas décadas no local, e são acostumados com os ciclos de romarias.


Eles alertam, no entanto, para que os visitantes também sejam conscientes e não deixem lixo no local. Caixas de vela, flores, garrafas plásticas e demais materiais de descarte costumam inundar os corredores do cemitério – que fica ao lado da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Aos 33 anos, Daivid, que trabalha como zelador desde 2007, diz que uma forma que os romeiros têm de ajudar é, por exemplo, não “picotar” as caixinhas de vela, porque assim fica “bem mais difícil a limpeza”. Após o feriado, os zeladores dividem o local em alas, começando a limpeza na parte da frente e em seguida realizando manutenção na parte interna. 

 

Romaria este anos também será virtual 

A programação da Romaria Virtual de Finados pode ser assistida por qualquer dispositivo móvel (celular ou tablet), computadores e smarts tv’s com acesso à internet. No aplicativo do Youtube, basta procurar por “Mãe das Dores Juazeiro” na barra de pesquisa, presentada por uma lupa. 

 

Os vídeos são reproduzidos em alta qualidade. Essa resolução, por sua vez, pode ser escolhida pelo internauta para evitar o consumo excessivo de dados móveis, por exemplo.

 

O ideal é acessá-los conectando o dispositivo à internet wi-fi. O mesmo processo deve ser feito nas redes sociais, nos aplicativos do Instagram e Facebook. Lá, também é possível ter acesso à programação para cada dia. Já o site traz uma série de conteúdos especiais, destaques, galeria de fotos, vídeos e os protocolos de segurança adotados para este tempo. Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário