quinta-feira, 29 de outubro de 2020

“Se amostra pro mundo, Ceará!”: vem aí a Mostra Sesc de Culturas Digital

João do Crato (Foto: Ribamar Neto)

Há mais de duas décadas, a Mostra Sesc de Culturas vem se consolidando como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil. Em todas as edições, público e artistas vivenciaram múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural, a partir do diálogo entre tradição e contemporaneidade. Nesse processo de evolução e de transformações, a Mostra já incorporou novas linguagens, novos territórios e novas ações, como forma de se aproximar dos novos hábitos e comportamentos da sociedade.


Em 2020 não poderia ser diferente. Diante do atual cenário, a edição da Mostra Sesc de Culturas, que este ano acontece de 01 a 08 de novembro, tem o desafio de ser realizada totalmente online, mas sem perder a essência de promover diálogos e propagar o que a nossa cultura tem de melhor, em suas mais variadas formas e vertentes. De suas casas, os espectadores terão a oportunidade de sentir todo aquele clima de emoção, diversão, orgulho e realização, que sempre se fez presente nos shows, espetáculos, encontros, exposições, bate-papos, apresentações de grupos de tradição e visitas aos museus orgânicos, dentre outras ações.


A Mostra Sesc de Culturas será 100% made in Ceará, como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. Além disso, a iniciativa tem por objetivo fomentar os artistas e toda a cadeia produtiva que envolve a cultura no Ceará. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas.


“Com o Tudo em Casa Fecomércio e, agora, com a Mostra Sesc de Culturas, queremos contribuir para construção e a difusão da nossa identidade cultural. Dessa forma, vamos incentivar a valorização de nossas manifestações artísticas, além de promover a cultura popular cearense em um espaço digital, sem barreiras que servirá de vitrine para o mundo”, explica Maurício Fililoza, presidente do Sistema Fecomércio-Ce. 

 

Se amostra na Mostra 

As ações serão transmitidas tanto no Youtube quanto no Instagram da Mostra. E o público de qualquer lugar do mundo poderá conferir a programação completa no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS. Dia 01/11 acontece o show de abertura, às 17h, com Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys mostrando o que a nossa arte tem de melhor. Já o encerramento, dia 08/11, a partir das 20h30, apresenta shows dos cearenses Edmar Gonçalves e Bruna Ene, além da cantora Solange Almeida. 

 

Assim como acontece desde a primeira edição, a Mostra Sesc de Culturas dará destaque aos grupos de tradição. Ao invés do cortejo, serão transmitidos pelo Instagram @mostrasescdeculturas, vídeos gravados especialmente para a Mostra, que exibirão a trajetória, as particularidades e a memória dos Mestres da Cultura. 

 

Por falar em mestres, um dos destaques da programação será a visita virtual em 360º graus aos Museus Orgânicos, iniciativa do Sesc que têm como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres da cultura e onde inicia e reside a tradição: suas moradas. Na ocasião, o público poderá conferir cada detalhe, além de boas histórias, do Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão. 

 

A Mostra Sesc de Culturas realizará visitas guiadas em 360º graus das exposições Luzes de Candeias, de Jhoe Alecrim, Babel, de Rafael Vilarouca, e Ao Redor, de Lino Fly e Nívia Uchôa, com mediação dos próprios artistas. Eles, inclusive, participarão de um bate-papo criativo sobre diálogos e intersecções da arte fotográfica, que acontecerá dia primeiro de novembro, às 14h, com transmissão via Youtube do Sesc. 

 

Ceará multicultural 

Nessa edição especial, a Mostra Sesc de Culturas inaugura um ambiente digital, oferecendo múltiplas experiências estéticas e formativas no âmbito da cultura a partir de uma programação online que estará conectada, também, com outras plataformas e canais de difusão de conteúdo nas regiões do Cariri, Sertão Central e Ibiapaba. Serão mais de 70 atividades culturais, como forma de reforçar a pluralidade da cultura cearense. 

 

A programação musical será marcada pela participação de artistas como Nazirê, João do Crato e Marcus Caffé, que apresentará ao público o show Baião in Love, em homenagem ao compositor cearense Humberto Teixeira. Além disso, a cantora Camila Marieta, Os Bardos e Neopineo estarão na edição da Mostra. 

 

O público poderá conferir a programação de artes cênicas a partir do dia 05/11, às 19h, com o espetáculo de dança e performance “A Beira de...”, de Silvia Moura. Apropriando-se da palavra e de objetos íntimos sobre a mesa, a artista, que foi um dos destaques do Tudo em Casa Fecomércio, constrói movimento, narrativas, memórias coletivas atuais onde notícias, fatos cotidianos da cidade e de sua vida, interferem diretamente na sua forma de ver e atuar no mundo. 

 

No dia 06/11, às 18h, o Grupo Dança-Libras apresenta o espetáculo “Felizes para Sempre”. Os intérpretes Clarissa Costa e Jhon Morais, movidos por questões relacionais do amor, com pitadas de ironia e bom humor, passeiam por entre técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais. Já os amantes da literatura poderão participar de uma troca de ideias e experiências dentro do projeto Café Literário, com a participação de nomes como Mailson Furtado, Thales Azigon, Bruno D’Almeida, Zé Wellington, Pedro Ernesto Moraes e Fátima Teles, dentre outros. 

 

Uma das novidades da Mostra Sesc de Culturas, é a série de encontros virtuais na área de patrimônio, que tem como objetivo levantar ideias e questões sobre a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, a partir da parceria do Sistema Fecomércio e Fundação Casa Grande. Na ocasião, também serão debatidos temas como Museus Orgânicos, com a participação de Alemberg Quindins, e turismo cultural responsável com Junior Santos. 

 

O público infantil será contemplado com diversas atividades de teatro, circo e narração de histórias. Dona Zefinha, Carroça de Mamulengos, K’os Coletivo, Bricoleiros, Maleta de Histórias e muito mais prometem fazer a alegria de crianças e adultos de todas as idades. Para completar a programação, serão exibidos curtas, longas e média-metragens dirigidos por cineastas cearenses, a exemplo de Jaildo Oliveira, Danilo Patrício, Wolney Oliveira e Sara Benvenuto, além de oficinas de moda e gastronomia, abertas ao público, promovidas em parceria com o Senac Ceará. 

 

“E vai ser assim que a Mostra Sesc de Culturas vai mostrar para o mundo o que a nossa arte tem de melhor, com uma programação que congrega as mais variadas manifestações e linguagens, como forma de contribuir com a construção e difusão da identidade cultural do Ceará. De qualquer lugar do mundo, todos terão a chance de conhecer os talentos da nossa gente”, destaca Maurício Filizola. 

 

Serviço: Mostra Sesc de Culturas 

Período: 01 a 08 de novembro

Transmissão pelo Instagram @mostrasescdeculturas e Youtube do Sesc Ceará 

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário