quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Município de Barbalha inicia entrega de kits da merenda escolar


A Secretaria de Educação de Barbalha iniciou na última segunda-feira, 25, a entrega dos kits extras da merenda escolar. Cerca de 5 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados.


Os kits base serão compostos por açúcar, biscoito doce, biscoito salgado, farinha de milho, leite integral, macarrão e polpa.


O Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, tem como finalidade destinar recursos para estados e municípios comprarem os alimentos. O secretário municipal de Educação em exercício, João Paulo Olegário, explicou como a distribuição será feita.


“Em 2020 foi criada a Lei 13.987, que garante que os estudantes recebam o kit alimentação, já que não estava havendo aulas presenciais por conta da pandemia de covid-19. Por falta de um planejamento bem feito, a gestão anterior comprou alimentos com curto prazo de validade. Entendemos que é verba pública e não podemos perder, por isso decidimos entregar antes do vencimento”. 

 

Os kits serão entregues nas unidades escolares de maneira a garantir a segurança das famílias que não receberam o kit 4 em 2020 e obedecendo aos protocolos sanitários. Na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Sebastião Santiago da Paz, no distrito Estrela, 520 kits serão entregues. Érica da Silva tem um filho de 11 anos estudando na unidade e logo cedo foi receber a cesta. “É uma ajuda muito grande porque é muito menino, já complementa a alimentação”, afirmou. 

 

Caroline Rodrigues tem quatro filhos, cada um recebe um kit. “Foi uma ajuda muito boa esses kits terem vindo até nós, como a gente está sem trabalhar, facilitou bastante”, contou. 

 

A nutricionista da merenda escolar do Município, Karoline Siqueira, ressaltou os critérios de escolha. “Após levantamento do estoque, resolvemos entregar às escolas mais distantes do Centro, nas quais as famílias sempre vão buscar”. 

 

O Conselho de Alimentação Escolar de Barbalha, CAE, acompanhou a distribuição, órgão máximo fiscalizador. “As crianças precisam se alimentar e isso vai ajudar muito, queremos que quando voltem para a escola, venham com gosto, que a comida seja gostosa e suficiente. A gente quer alimentação saudável, dentro das normas”, declarou a conselheira Aparecida Gimenez. 

 

Escolas contempladas: Dionísio Ross; Maria Linhares; Nazinha Garcia; Olegário Antônio; Maria Lucimar; Raimundo Sebastião; Santa Luzia; Sebastião Santiago; Antônia Dolores; Edson Olegário; Luis Filgueira; Manoel Saraiva; Maria Alacoque; Maria Ironina; Maria Valquíria; Martinho Teles; José Luis De Matos; Anexo Antonia Dolores; Escola Brasil; Pedro Machado (EJA); Raul Coelho (EJA); Senador Martiniano (EJA); Maria das Dores (EJA); Obter o Outlook para Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário