sábado, 27 de fevereiro de 2021

Covid-19: veja quais restrições ocorrem no Ceará durante o fim de semana

(Foto: Thiago Gadelha)

Com o aumento de casos de Covid-19 e a lotação de leitos de UTI em diversas regiões do Ceará, o governo do Ceará adotou regras mais rígidas que já passam a valer neste fim de semana. As prefeituras cearenses estão impedidas de aprovar qualquer restrição mais branda do que foi determinada pelo governador, como o toque de recolher, as restrições de funcionamento do comércio e de espaços públicos.


Veja o que está definido para este fim de semana:


Toque de recolher

Durante o sábado (27) e o domingo (28) ainda estará funcionando o toque de recolher no Ceará. O governo determinou que fica proibida a circulação de pessoas, sem comprovação de atividade em serviços essenciais, entre 19h e 5h do dia seguinte. De segunda à sexta-feira, o horário não indicado para circulação é entre 20h e 5h.


Espaços públicos

Os espaços públicos como praças, areninhas, calçadões, praias e parques ao ar livre só podem ser frequentados até 17h, com permissão para uso a partir das 5h.


Restaurantes e alimentação fora do lar

Estabelecimentos deste setor só podem funcionar até 15h. Após esse horário, fica liberado apenas o atendimento por meio de delivery.


Barracas de praia

Barracas só podem funcionar até às 15 horas. Parques aquáticos incluídos nelas estão proibidos de funcionar.


Comércio, shoppings e serviços em geral

Funcionamento das lojas é permitido até 17h. Restaurantes de shoppings e praças de alimentação só devem funcionar até 15h.


Restaurantes de hotéis e pousadas

Estes podem funcionar, neste fim de semana, das 15h às 22h, contudo, devem atender exclusivamente hóspedes identificados física e individualmente.


Igrejas e templos religiosos

Podem funcionar até 17h. Os locais devem ter controle para evitar aglomerações, com limite de 30% da capacidade de público, e manter o distanciamento entre as pessoas.


Festas e eventos

Quaisquer tipos de eventos ou festas em locais abertos ou fechados estão proibidos.


Barreiras de controle

Continuam funcionando as barreiras de controle nas saídas de Fortaleza. Só podem se deslocar pessoas que apresentem justificativa por moradia, trabalho ou busca por serviço de saúde em outra cidade.


Covid-19 no Ceará e no Brasil

O Ceará registrou, até a tarde desta sexta-feira (26), 11.227 óbitos causados pela Covid-19, de acordo com o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ao todo, 421.763 pessoas já foram infectadas pela doença.


Com isto, o governador Camilo Santana anunciou, também na sexta, as novas medidas restritivas que passam a valer no estado, a partir do próximo dia 1º de março — e seguem até o dia 7. Entre elas, está a ampliação do toque de recolher em Fortaleza.


As medidas restritivas no Ceará para conter o avanço dos casos de Covid-19 seguem uma tendência nacional percebida em outros estados, como na Bahia e São Paulo. A crescente impacta diretamente na ocupação dos leitos de UTI no estado — situação que alarma também os governos de Pernambuco e Rio Grande do Sul.


Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário