quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Prefeito de Mombaça, Orlando Filho

O município de Mombaça, no Sertão Central, decretou lockdown a partir desta quinta-feira (25). Todas as atividades econômicas que não oferecem serviços considerados essenciais não poderão abrir até o próximo dia 1º. A medida busca conter o avanço da segunda onda de Covid-19 na cidade.

A circulação de pessoas será permitida somente nos seguintes casos: deslocamento para o trabalho, unidades hospitalares ou situação excepcional justificável. Os supermercados poderão abrir para atender em esquema de delivery, mas somente até às 20 horas. 

Durante a vigência do decreto, igrejas, indústrias e comércio estarão fechados. Estabelecimentos bancários, lotéricas e similares também não poderão abrir na quinta (25) e sexta-feira (26). 

As empresas que violarem a regra terão de pagar multa de 1 mil a R$ 10 mil, além da interdição imediata do estabelecimento por uma semana. Pessoas físicas também poderão ser multadas em R$ 200. 

O prefeito de Mombaça, Orlando Filho (MDB), anunciou, em transmissão ao vivo que, no domingo (28), haverá uma nova reunião para decidir se haverá a ampliação ou flexibilização da restrição, a depender do cenário epidemiológico.

Segundo o gestor, nesta terça-feira (23), três pessoas morreram em decorrência da doença. Além de diversas internações em unidades hospitalares. 

De acordo com o IntegraSUS, plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Mombaça já registrou 1.875 casos de Covid-19, com 42 óbitos causados pela doença. Com uma população estimada em 43.858 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem, até o momento, pouco mais de 4% da sua população infectada. 

Mombaça tem ainda 218 casos em investigação, com uma taxa de incidência (quantidade por 100 mil habitantes) de 4.281,1. Os dados do IntegraSUS foram atualizados às 16h46 desta quarta-feira. 

Ela é a primeira cidade cearense a decretar lockdown, após a segunda onda da pandemia. O toque de recolher no Ceará vale até o próximo dia 28. 

O que poderá abrir em Mombaça no período:
Serviços públicos essenciais
Farmácias
Supermercados/congêneres, somente por delivery, com portas fechas até às 20h
Posto de combustíveis
Hospitais e demais unidades de saúde e serviços odontológicos de emergência
Hospitais e demais unidades de saúde e serviços odontológicos
Laboratórios de análises clínicas para serviços de coleta de exames reflacionados à Covid-19, sendo vedado qualquer procedimetno clínico
Restaurantes/lanchonetes somente por delivery, com portas fechadas até às 22h
Serviço de entrega de gás e água envasada somente por delivery até 20h
Funerárias
Velórios limitados a 15 pessoas e com duração de até duas horas

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário