quarta-feira, 3 de março de 2021

Cinco municípios do Ceará já decretaram lockdown para combater avanço da Covid


A Prefeitura de Pentecoste decretou lockdown no município entre os dias 5 e 8 de março para combater o avanço da pandemia da Covid-19. O decreto entrou em vigor nesta terça-feira (2).  


A cidade é a quinta no Ceará a proibir a abertura de todas as atividades não essenciais, além de Palhano, Santa Quitéria, Meruoca e Mombaça.  


O que pode abrir durante o lockdown em Pentecoste 

Durante os quatro dias apenas serviços essenciais poderão funcionar e em horários específicos. Os estabelecimentos liberados são:  


Serviços públicos essenciais, 24h; 

Farmácias, 24h; 

Hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinárias de emergência, 24h; 

Laboratórios de análises clinicas relacionadas a COVID-19, 24h; 

Imprensa e meios de comunicação, 24h; 

Funerárias, 24h; 

Velórios limitados a 15 pessoas com duração de até 2h; 

Postos de combustíveis 24h;  

Supermercado poderão operar somente em regime de delivery e com portas fechadas das 7h até as 18h.  


Locais que não podem funcionar  

Templos religiosos não poderão abrir, pois, segundo o decreto, por serem ambientes fechados possuem "alto indicie de propagação" do novo coronavírus. As demais atividades não essenciais ficarão proibidas de funcionar durante o período.  


As visitas a pacientes internados no Hospital e Maternidade Vale do Curu e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram suspensas. 


Restrição de circulação de pessoas

O documento ainda prevê "toque de recolher" pelo período de 72h, com início às 6h30 desta sexta-feira (5) até o mesmo horário da segunda-feira (8), com exceção para a função dos serviços de entrega, para o deslocamento das atividades essenciais ou em razão do exercício da advocacia em defesa da liberdade individual, ficando os responsáveis sujeitos a medidas de advertência e multa, conforme medida Estadual.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário