quarta-feira, 3 de março de 2021

Festa do Patativa do Assaré será realizada virtualmente para celebrar os 112 anos de vida e obra do artista caririense


Nos dias 3, 4 e 5 de março de 2021 será realizada de forma virtual a Festa do Patativa do Assaré em Arte e Cultura 2021, em alusão à vida e à obra de nosso poeta maior, Patativa do Assaré, que completaria 112 anos em 2021. Apresentada pelo Governo Municipal e Secretaria de Cultura de Assaré, juntamente com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará do Ceará (Secult), a festa traz uma programação 100% virtual desenvolvida com muito zelo e respeito, de modo a fortalecer as nossas tradições e culturas, mesmo neste momento de pandemia, que nos exige cuidados e distanciamento.


Será possível acompanhar todas as homenagens feitas ao Poeta, em um conteúdo audiovisual que conta com documentários e apresentações culturais de grande riqueza e diversidade. O evento é realizado em parceria com o Memorial Patativa do Assaré, a TVC, a Seduc de Assaré, o Museu da Imagem e do Som do Ceará, entre outros, e poderá ser acompanhado nos canais de YouTube da Seduc Assaré e Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov/) .


Além das ações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros e cordéis, que celebram a vida e a obra de Patativa apresentadas na Festa do Patativa pela Secult Ceará e de Assaré, seguem abertas as inscrições para as indicações à Comenda Patativa do Assaré 2021, no Mapa Cultural do Ceará , que podem ser feitas através de um formulário online: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1583/.


Instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12 de março de 2018, a Comenda visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas, cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levaram adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. Assim como a Comenda Patativa do Assaré 2021, a Festa realizada anualmente neste período é fruto da Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018.


Mais sobre a Festa

Criada em 2004, em Assaré, a Festa do Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade que acompanharam a trajetória do poeta cearense e criaram um Memorial em sua homenagem. O evento passou em 2017 a ser um evento estruturante da Secult, com uma programação voltada à cultura tradicional popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário