segunda-feira, 29 de março de 2021

Canal de Suez tem tráfego liberado após desencalhe de navio cargueiro


A Autoridade do Canal de Suez (SCA) anunciou, nesta segunda-feira (29), que o tráfego foi retomado na via marítima. O canal ficou obstruído por quase uma semana por um navio cargueiro gigante, o Ever Given — finalmente desencalhado.


"O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez, proclamou a retomada do tráfego de navegação no canal", anunciou a SCA em um comunicado.


O navio, de 400 metros de comprimento e mais de 220 mil toneladas, começou a se mover na madrugada desta segunda. Com bandeira panamenha, a embarcação passou a ter movimentação após a liberação da sua popa, até então imobilizada na margem oeste do canal. 


As manobras continuaram com a ajuda de vários rebocadores, até que o navio voltou a encalhar brevemente no canal, conforme sites de observação do tráfego de embarcações e testemunhas no local.


A embarcação finalmente foi colocada na direção do fluxo no meio do canal pouco depois das 15h15 (10h15 de Brasília), com a popa e a proa liberadas.


COMEMORAÇÃO DO DESENCALHE

O desencalhe do navio foi comemorado com buzinaços dos barcos ao redor, enquanto o navio começava a subir lentamente na direção norte do canal. Além disso, emissoras de televisão locais mostravam o barco avançando.



O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, não esperou o término do resgate para se parabenizar no início do dia por uma operação "bem-sucedida". O canal é uma importante fonte de renda para o país africano.


EFEITOS DO BLOQUEIO 

O bloqueio, segundo a revista especializada britânica Lloyd's List, criou um engarrafamento de 425 navios, que aguardavam nesta segunda-feira para poder atravessar esta rota essencial para o comércio marítimo que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. 


Ossama Rabie, presidente da SCA, afirmou que levará "cerca de três dias e meio" para resolver tudo, em entrevista à emissora local Sadaa al-Balad.


Fonte: DN / AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário