domingo, 28 de março de 2021

Pedra da Batateira é tema de livro infantojuvenil


A conhecida lenda da Pedra da Batateira é o fio condutor da mais nova obra lançada pela escritora Fátima Teles, de Brejo Santo. O livro, que conta com as ilustrações de João Alves, tem 29 páginas e traz personagens que relatam, através da oralidade, as histórias que permeiam o imaginário de cada um.


Segundo a autora, a ideia surgiu há dois anos, quando escreveu “A cidade que veio das águas”, que retrata a lenda do açaí. “Percebi que as crianças são receptivas, curiosas e atenciosas para as histórias trazidas pela nossa ancestralidade, e também eu quis iniciar a minha escrita sobre os costumes, histórias e lugares que permeiam a nossa região tão linda e rica culturalmente”, destaca Fátima.


A narrativa contada pelos mais velhos, diz que uma pedra situada no Rio Batateira, em Crato, pode rolar e inundar o entorno da Chapada do Araripe. Para Fátima, a "obra contribui com o fortalecimento do sentimento de pertencimento do povo caririense. Às crianças, o conhecimento de como nasceu a nossa região, de onde são, quem são. O livro fortalece também a memória oral, já que agora ela se imortaliza através da obra publicada", completa.


Fátima é Mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Sociais da América Latina (FLACSO) e professora da rede pública municipal de Brejo Santo. Entre suas principais publicações, estão o livro infantojuvenil “Cidade que veio das águas”, “Centenário do Professor José Teles de Carvalho: O Pai da Educação de Brejo Santo”, de 2018; o livro “Brejo Santo: Revisitando o passado e construindo o presente”, e o livro de poesia feminista “Lições de Maria”, lançado em 2019.


Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário