sábado, 17 de abril de 2021

Atividades físicas ao ar livre podem ter grupos de até 3 pessoas, determina governo do Ceará


As atividades físicas realizadas em espaços públicos, cuja liberação foi autorizada pelo governo do estado do Ceará a partir da próxima segunda-feira (19), podem ocorrer com até três pessoas - inclusive e o uso de máscara de proteção. A determinação consta no novo decreto estadual, publicado neste sábado (17), visando conter a disseminação do coronavírus. Uma das pessoas pode ser um preparador físico.


No documento, porém, as mesmas atividades estarão proibidas de serem realizadas durante o toque de recolher (entre 20h e 5h) e no fim de semana. Aos sábados e domingos, ocorre em todo o Ceará o isolamento social rígido. Durante a sua vigência, devem funcionar apenas os serviços essenciais (como supermercados, farmácias e hospitais), e a circulação de pessoas é proibida, com exceção daqueles que precisam se deslocar para atividades essenciais.


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, neste sábado (17), que o decreto de isolamento social vigente no Ceará será prorrogado por mais sete dias. Na segunda-feira (12), a gestão estadual começou a permitir a reabertura da economia, com determinações específicas e protocolos de segurança sanitária. Neste fim de semana, porém, não há alterações. (veja abaixo o que pode funcionar a partir de segunda-feira).


Construção civil

Além disso, o governo do Ceará também autorizou que a cadeia da construção civil estendesse o horário de atividades, iniciando a partir de 7h, na próxima segunda-feira (19). No decreto que ainda está em vigência, esse setor da economia poderia iniciar os trabalhos a partir de 8h.


O que prevê o decreto estadual a partir de segunda:

O isolamento social rígido continuará vigente aos fins de semana.

Haverá toque de recolher diariamente, das 20h às 5h;

Escolas autorizadas a funcionar, com até 35% da capacidade, para Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;

Igrejas autorizadas para atividades presenciais com 10% da capacidade;

Atividades comerciais detalhadas no texto do decreto no Diário Oficial do Estado poderão funcionar com até 25% da capacidade, em horários diferenciados, das 10h às 16h ou das 12h às 18h. Dentre elas: comércio de rua (10h às 16h) e shopping (12h às 18h), restaurantes de rua (10h às 16h) e de shopping (12h às 18h);

Construção civil pode iniciar atividades a partir de 8h;

Atividades físicas individuais dentro do horário permite e com máscara.


Na sexta-feira (16) o governador se reuniu com o comitê que delibera sobre as ações de combate a Covid-19 no Estado. "Toda semana o Comitê se reúne, onde nós avaliamos os números e toda semana é feito um relatório que subsidia o decreto no Ceará", disse Camilo.


O Ceará registra 616.022 mil casos confirmados de Covid-19 e 16.163 óbitos pela doença desde o início da pandemia, conforme dados da plataforma Integrasus, atualizada às 8h12 deste sábado.


Taxa de transmissão

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, também participou da live transmitida nas redes sociais.


De acordo com o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, há uma redução permanente da taxa de transmissão da Covid-19 em todas as regiões do Ceará. Quanto mais distante e abaixo de 1, menor é a transmissão.


Quando o índice está acima de 1, a transmissibilidade é considerada como "fora de controle". Segundo o secretário da Saúde, alguns municípios do Sertão Central, Região do Jaguaribe e Litoral Leste do Ceará ainda têm taxa de transmissão acima de 1.


"A taxa de transmissão, aplicada semanalmente, comparando essa evolução dá para ver uma tendência de queda mesmo quando comparando em reação ao número de óbitos e casos em Fortaleza", afirmou.


Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário