sábado, 29 de maio de 2021

Campos Sales e Aiuaba recebem recursos do governo para perfuração de poços


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou na última quarta-feira (26), R$ 5,2 milhões para a perfuração de 123 poços e implantação de cisternas em 12 municípios cearenses. Conforme a pasta, 29.540 pessoas devem ser beneficiadas com as novas estruturas. Dentre eles, devem ser beneficiadas no Cariri as cidades de Campos Sales e Aiuaba, nos Inhamuns. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).


Segundo o MDR, as obras busca garantir às localidades maior segurança hídrica e que deixem de depender da Operação Carro-Pipa. “A Operação Carro-Pipa Federal é uma ação emergencial voltada a atender a população que sofre com a seca nas áreas rurais e existe desde 1998”, informa em nota. “Por isso, o MDR está realizando um trabalho de identificação das comunidades que têm a maior necessidade para levar ações, como a perfuração de poços e a instalação de cisternas, de maneira a emancipar esses locais da necessidade do carro-pipa e garantindo a segurança hídrica nas comunidades atendidas”, conclui.


Além do Ceará, verbas foram destinadas para 29 municípios em Alagoas, 42 na Bahia, 4 na Paraíba, 47 em Pernambuco, três no Piauí, 47 no Rio Grande do Norte, três em Sergipe e quatro no Maranhão.


Segundo o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, outras ações de perfuração de poços e instalação de cisternas estão previstas. “Nós sabemos que esses quantitativos ainda não são suficientes para resolver a situação, mas são o pontapé inicial para que nós possamos, no futuro, alocar mais recursos e reduzir a dependência da população com o carro-pipa”, afirmou.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário