sábado, 29 de maio de 2021

Semana do Meio Ambiente promove ações de arborização urbana, em Crato


Cuidar do meio ambiente é preservar sua biodiversidade e incentivar práticas educativas de arborização e cuidado com as matas. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (Semadt), promove, entre os dias 31 de maio e 2 de junho a Semana do Meio Ambiente do Crato, que neste ano tem como tema "Arborização urbana: plantando hoje, pensando no amanhã".

Com o objetivo de sensibilizar a população da necessidade de preservar as nossas matas, por meio do aumento da cobertura florestal na área urbana, a Semadt está com programação voltada ao plantio e repovoamento das espécies nativas. O Fiscal Ambiental da Semadt, Jailson Braga, explica a importância do cultivo de espécies nativas para recuperação do solo. "Nossa ação busca promover a proteção e renovação de matas ciliares, áreas verdes e de lazer, bem como o enriquecimento das APP'S [Áreas de Proteção Permanente], reabilitando os recursos hídricos urbanos, pensando no bem estar da população e na preservação do meio ambiente", explica.

A urbanização das cidades com crescimento desenfreado, muitas vezes sem planejamento e infraestrutura necessária, provoca maior desmatamento e ocupações irregulares. Neste cenário, plantar uma árvore é plantar vida, ainda que demore décadas para que ela alcance sua idade madura. "Precisamos estar cientes que a preservação da vida inclui também a preservação de toda vegetação, pois são as árvores que filtram nosso oxigênio e possibilitam que o ser humano respire um ar melhor e mais fresco. É de suma importância que a população conheça e entenda o porquê dos cuidados que são tomados em relação à arborização urbana", afirma Jailson.

Programação

Segunda-feira (31/05)

Horário: 09h

Atividade: Plantio de mudas de espécies nativas para recuperação de mata ciliar do Riacho Saco-Lobo.

Público: restrito aos profissionais envolvidos com a ação.

Local: Conjunto Santa Luzia.

Terça-feira (01/06)

Horário: 09h

Atividade: Plantio de mudas de espécies nativas para arborizar espaço público destinado ao lazer da população.

Público: restrito aos profissionais envolvidos com a ação.

Local: Praça do Estádio Municipal Governador Virgílio Távora - "O Mirandão".

Quarta-feira (02/06)

Horário: 09h

Atividade: Recuperação de áreas verdes municipais com o plantio de mudas de espécies nativas.

Público: restrito aos profissionais envolvidos com a ação.

Local: Residencial Monsenhor Montenegro e o Residencial Filemon Limaverde (Conjuntos Minha Casa, Minha Vida 01 e 02).

Nenhum comentário:

Postar um comentário