quarta-feira, 16 de junho de 2021

Anvisa autoriza importação excepcional da Sputnik V por mais 7 estados, também com restrições


A Anvisa concedeu autorização, nesta terça-feira (15) — por meio do Circuito Deliberativo nº 539/2021 — para a importação excepcional da vacina Sputnik V pelos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.


Assim como deliberado no dia 4 de junho, na 9ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada, a importação aprovada nesta terça-feira também deverá ser realizada sob condições controladas. O órgão estabeleceu as mesmas responsabilidades e condicionantes aos requerentes.


AS PRINCIPAIS CONDIÇÕES PREVEEM:

A vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis;

Todos os lotes das vacinas importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo INCQS; a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; a vacina deverá ser utilizada em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Anvisa e executado conforme Boas Práticas Clínicas;

A Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no Voto do relator.


Na nova deliberação, também foram autorizados quantitativos reduzidos de doses a serem importadas para vacinação de 1% da população de cada um dos estados, o que permitirá o adequado monitoramento e ação imediata da Agência, caso necessário:


DOSES LIBERADAS POR ESTADO

Rio Grande do Norte - 71.000 doses

Mato Grosso - 71.000 doses

Rondônia - 36.000 doses

Pará - 174.000 doses

Amapá - 17.000 doses

Paraíba - 81.000 doses

Goiás - 142.000 doses


DOSES LIBERADAS ANTERIORMENTE PELA ANVISA

Bahia - 300 mil doses

Pernambuco - 192 mil doses

Ceará - 183 mil doses

Maranhão - 141 mil doses

Piauí - 66 mil doses 

Sergipe - 46 mil doses


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário