sexta-feira, 11 de junho de 2021

Dom Gilberto Pastana receberá Título de Cidadão Cearense


Dom Gilberto Pastana de Oliveira, administrador diocesano da Diocese de Crato, e agora arcebispo da Arquidiocese de São Luís (MA), será agraciado com o Título de Cidadão Cearense concedido pela Assembleia Legislativa do Ceará. Os parlamentares votaram e aprovaram a proposta nesta quinta (10/6), para que dom Gilberto seja honrado com a cidadania estadual.


Ele é natural de Boim, no Pará, e foi ordenado sacerdote em 27 de Julho de 1985, em Santarém, no mesmo estado natal. Desde maio de 2016 reside na cidade do Crato onde foi, inicialmente, bispo coadjutor, depois bispo diocesano, e hoje administrador diocesano, já que nas próximas semanas deve assumir a Arquidiocese de São Luís (MA), se tornando arcebispo, tendo sido nomeado pelo Papa Francisco.


“Dom Gilberto Pastana tem desenvolvido um edificante trabalho pastoral à frente daquela diocese, pregando a palavra do evangelho com muita dedicação e amor a todos, não só aos caririenses, mas a toda a população de nosso Estado, tornando-se um reconhecido e admirado líder religioso, merecedor desta homenagem que ora lhe tributa a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará”, destaca o deputado Fernando Santana, autor da proposta.


Saiba Mais

Dom Gilberto Pastana estudou Filosofia e Teologia em Belém, na Universidade Federal do Pará, e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR). É mestre em teologia pelo Teresianum em Roma, com especialização em Teologia Espiritual.


Após ter sido ordenado sacerdote, atuou em importantes instituições religiosas no Brasil, como Pároco de Nossa Senhora Aparecida, Vice-Reitor do Seminário Maior Inter-diocesano São Gaspar, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Diretor da Rede Vida de Televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário