terça-feira, 15 de junho de 2021

UFCA oferece ao Cariri a primeira empresa Jr. na área de Ciência da Computação


Estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) fundaram, no mês de maio de 2021, a primeira empresa júnior da área de Ciência da Computação no Cariri. A empresa, denominada Calang.io, desenvolve programas (para uso em plataformas web ou mobile) e ainda elabora sites e aplicativos multiplataforma gratuitamente para a população caririense, com foco nas necessidades de micro e pequenos empreendedores. 


A Calang.io oferece consultorias mediante agendamento. Para solicitar um horário, é necessário entrar em contato com a empresa, por meio do Whatsapp. Essa solicitação pode ser realizada tanto por micro e pequenos empresários da região do Cariri (sem a necessidade de ter um CNPJ) quanto por pessoas físicas. A assessoria tem duração de uma hora e é realizada, de forma on-line, na plataforma do google meet, em um link disponibilizado pela empresa previamente. 


O projeto foi desenvolvido por 5 estudantes do curso de Ciência da Computação da UFCA, sob tutela do professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Thiago Bessa. Para estudantes da UFCA que desejem integrar a nova empresa, haverá em breve processo seletivo, que será divulgado nas mídias sociais do projeto


“Como não havia nenhuma empresa júnior de Ciência da Computação [no Cariri] e tínhamos pouco contato com o mercado de trabalho, precisávamos criar essa oportunidade. Assim surgiu a Calang.io!”, afirmou Gabriela Queiroga, presidenta da empresa. Além disso, Gabriela comentou que a empresa serve como um meio para impulsionar o desenvolvimento das inovações tecnológicas na região e também como uma oportunidade para os estudantes do curso de conhecer o mercado de trabalho. 


O professor Thiago Bessa explica que os possíveis assessorados não precisam saber ou ter um projeto já elaborado para solicitar o atendimento da empresa júnior: “Caso ele [demandante] opte por nossos serviços, iremos fazer todo um estudo de suas necessidades e problemas para ajudar”, comentou. Além disso, o docente completa falando sobre as vantagens de as empresas do Cariri usarem aplicativos e sites nas suas rotinas de trabalho: “No mundo em que vivemos, é cada vez mais necessário se integrar com a computação para que o negócio consiga crescer (…). A presença de um site de sua empresa na internet pode trazer inúmeras vantagens, como maior visibilidade de informações para seus clientes e mais chances de novas pessoas se interessarem pelos seus produtos”, disse. 


Sobre o mercado digital caririense, Thiago Bessa acredita que há muitas oportunidades de negócios na região: “O Cariri precisa de uma transformação digital básica, para poder se aproximar dos grandes centros mais desenvolvidos em tecnologias da informação e comunicação. Desde ações básicas de informatização, até atuar em projetos internacionais como estamos negociando nesse momento entre a calang.io e países na Europa”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário