sábado, 31 de julho de 2021

Editora da PUC Rio lança e-book gratuito sobre o padre Cícero, o patriarca do Nordeste


A Editora da PUC Rio acaba de lançar o livro “Um padre e sua fé – Cícero, história e legado”, de 265 páginas em formato de e-book e impresso. A obra é resultado das reflexões do simpósio virtual Padre Cícero Romão Batista, realizado pelo Departamento de Teologia da  PUC-Rio, de 6 e 7 de outubro de 2020, a partir de um pedido do então bispo de Crato, dom Gilberto Pastana de Oliveira, e também do arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal dom Orani Tempesta.

O simpósio reuniu pesquisadores do Brasil numa programação virtual temática, de conferências e conferencistas em torno de três eixos: a) Pe. Cícero e a espiritualidade; b) Pe. Cícero e os pobres; c) Pe. Cícero e a ecologia.

De acordo com o padre Waldecir Gonzaga, um dos organizadores da publicação, o livro apresenta uma reflexão sobre o legado do padre Cícero, situando-o no seu contexto histórico do final do século XIX e início do século XX e o que decorreu depois quanto à devoção, o carinho e o amor popular que o padre despertou.

“É importante registrar todo o calor humano, todo carinho e afeto do Nordeste e do Brasil por este grande homem que foi, permanece e continuará sendo o padre Cícero. O religioso foi indicado, em 2021, como o cearense do século XX e, em 2012, eleito um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos”, recorda.

O padre informa que as premissas do simpósio, que se refletem também na publicação, foram valorizar o caminho já percorrido de estudos e pesquisas dos fatos do Juazeiro; reavaliar e apreciar as várias dimensões que marcaram a ação do Padre Cícero; e analisar o contexto histórico à luz da reforma do catolicismo brasileiro do Nordeste do Brasil.

Sobre o padre, após a reflexão iniciada com o seminário e sistematizada na publicação, o organizador da obra é emblemático, o considerando como o Patriarca do Nordeste. “Padre Cícero protegeu os mais fragilizados, as crianças, os doentes, o caboclo da roça, aqueles que queriam permanecer e trabalhar na sua terra, um homem plenamente ecológico que ensinou os sertanejos a plantar e cuidar, a usar as plantas medicinais para melhorar a sua vida”, disse.

O organizador do livro recorda que o grande desejo dos brasileiros é ter o “padim Cícero” nos altares. “Nossa intenção primeira é refletir e ajudar a Igreja do Brasil, a própria CNBB e os nossos bispos a perceberem a grande figura deste homem, o “padim”, aquele que foi e permanece sendo a grande figura para todo o Nordeste”, disse.

De acordo com padre Waldecir, os milhares de romeiros não têm dúvida acerca da grandiosidade do padre Cícero e sobre a sua santidade. “É preciso que olhemos com carinho, inclusive as falhas, mas também que consigamos enxergar as virtudes, os ideais e  a santidade deste homem e possamos ajudar a refletir sobre esse desejo de que padre Cícero ocupe os altares de nossa Igreja”, defende.

E-book gratuito:

Caso alguém queira a publicação impressa é necessário entrar em contato pelo e-mail: waldecir@puc-rio.br. O e-book é gratuito. Para fazer o download, basta acessar o link aqui.

Arte capa: Adielson Agrellos – Pascom Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário