segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Escola de Samba da zona rural cativa carnaval de Várzea Alegre

Fundada há 55 anos, Escola da zona-rural reúne 350 componentes. (Fotos: Antonio Rodrigues)
Várzea Alegre. “Tudo pode acontecer, só precisa acreditar. A magia da criança para infância relembrar”, o verso, cantando em uma só voz, ditou o ritmo do desfile da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd), na noite deste domingo (11). Com mais de 350 integrantes, a agremiação leva o nome do Sítio onde foi fundada, há 55 anos. De lá pra cá, a bateria sempre percorreu  os cerca de 4km de estrada de terra, da zona rural até o Centro da cidade, para encantar a população.

Nem mesmo a chuva desanimou os integrantes que trouxeram para a avenida o tema “A imaginação de uma criança”, com 14 alas pensadas pelos próprios pequenos. Magia, super heróis, bruxas e doces. Tudo cabia na imaginação. No carro alegórico, um grande castelo com príncipe e princesa era o destaque. A bateria, com 58 integrantes, formava uma grande fila de soldadinhos de chumbo.

De acordo com o carnavalesco da Esurd, Léo Souza, o tema surgiu das próprias crianças que queriam um carnaval diferente, voltada para elas. “Não tem dinheiro, não tem luxo. O diferencial é a criatividade”, explica. Enquanto o presidente da agremiação rural, Francisco das Chagas de Sousa, o Chico Progresso, acredita que a homenagem é válida, pois elas serão o futuro da Escola. “Os próximos ritmistas, dirigentes. Aqui é tradição, uma questão de raízes”, completa.

A preparação para o desfile começa cedo, em meados de setembro, com promoção de eventos como rifas e forró. Tudo para arrecadar dinheiro. No entanto, Chico Progresso destaca que na comunidade há outras atividades culturais, como a banda cabaçal, o pífano e o reisado. Em Várzea Alegre tem mais duas escolas, a Mocidade Independente do Sanharol e a Império Cadenciando, do bairro Riachinho. No entanto, não há competição entre elas, é tudo pela diversão.


Público
Cerca de 8 mil pessoas acompanharam o desfile nas calçadas e nas arquibancadas montadas ao lado da avenida. Espremidos, muitos trouxeram seus celulares para gravar o momento. Alguns, familiares dos integrantes, como a aposentada Nazaré Souza. “Já teve meus meninos, agora estão os netos. É um carnaval sadio, de família”, conta. A dona de casa Liduína Barros também acompanha seus quatro filhos e, agora, o neto. Ela sempre os incentiva a participarem.

História

Fundada em 1963,  a Esurd nasceu de uma brincadeira entre amigos na estrada que liga o Sítio até a sede de Várzea Alegre. De um pequeno grupo de agricultores, que resolveu curtir o carnaval, dois anos antes, o número de participantes foi crescendo, até se tornar uma escola. Como bloco, ele reunia o pandeiro, sanfona, cavaquinho e violão, mas logo passou a ter os instrumentos de percussão. “Eu participei do primeiro desfile, em 1964, mas logo tomou outra dimensão”, lembra o presidente da agremiação, Chico Progresso.     Fonte: Blog Diário Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário