segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Espedito Seleiro tem peças em exposição na capital


(Foto: Waldemar Cunha)
A partir desta quarta, 30, a obra do Mestre Expedito Seleiro fica em exposição na cidade de Fortaleza, no Espaço O Povo de Cultura e Arte. O evento traz 17 modelos de peças como calçados, acessórios e objetos de decoração. A abertura acontece às 19 horas e a mostra segue até 11 de fevereiro, com entrada gratuita.

Há também itens de cada modelo exposto disponíveis para venda. De acordo com Regina Ribeiro, editora-executiva da Editora Dummar, o trabalho de curadoria da mostra foi feito pelo próprio Espedito. “O caráter dessa exposição é trazer a Fortaleza o que está na loja de Nova Olinda para que as pessoas conheçam a obra, mas também possam comprar os itens”, explica ela.

História
A habilidade com o trabalho manual Seu Espedito herdou do pai. Como toda a família, o filho mais velho dos 11 rebentos de Seu Raimundo Seleiro nunca “deu pra ser vaqueiro”. E talvez por isso o significativo reconhecimento de hoje seja fruto de sua teimosia e apreço pela criação minuciosa das peças. “O couro, pra mim, foi tudo pra minha vida e ainda tá sendo. A coisa melhor da vida é fazer o que gosta, você nunca vai ter preguiça de trabalhar, nunca vai se encostar, você tem o gosto de fazer”, descreve.

Aos 79 anos, seu Espedito ainda conserva o mesmo hábito desde a infância: acorda ainda “de madrugadinha” para se dedicar ao trabalho de criação dos moldes e das tintas usadas nas peças que são produzidas diariamente em seu ateliê. Com jeito sereno e conversador, ele coordena uma associação familiar de produção composta por 25 pessoas, entre filhos, netos, sobrinhos, noras e genros. “Do jeito que você pega uma carta e vai escrevendo, do mesmo jeito é eu quando faço uma peça. Eu nasci nisso e continuo passando pros netos, filhos…”, conta.     O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário