terça-feira, 28 de novembro de 2023

Parte do CE amanhece com chuvas nesta terça; Crato tem a maior precipitação nas últimas 24h

Em Crato, veículos que tentaram seguir em direção ao Cemitério Nossa Senhora da Piedade, ficaram pelo caminho, após apresentarem problemas mecânicos ao atravessarem trecho alagado.

Parte dos municípios do Ceará registrou chuvas na manhã desta terça-feira, 28 de novembro de 2023. Segundo boletim divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e atualizado às 11 horas, choveu em 62 municípios nas últimas 24 horas.


O município do Crato registrou a maior chuva do Estado durante este período. De acordo com a Funceme, choveu 62 milímetros no bairro Lameiro. Já na área central da cidade, foram 38,6 milímetros. Juazeiro do Norte contabilizou 11,5 milímetros, enquanto que em Barbalha, foram 41.


Saiba quais foram as 10 maiores chuvas de ontem para hoje no Ceará:


Crato (Posto: LAMEIRO) : 62 mm

Fortaleza (Posto: PICI) : 61.4 mm

Barbalha (Posto: BARBALHA) : 41 mm

Acaraú (Posto: ACARAU) : 40 mm

Fortaleza (Posto: CASTELAO) : 39.6 mm

Crato (Posto: CRATO) : 38.6 mm

Pacoti (Posto: PACOTI) : 36 mm

Cruz (Posto: SITIO PITOMBEIRAS DE CRUZ) : 33.4 mm

Missão Velha (Posto: JAMACARU) : 31.8 mm

Redenção (Posto: ACUDE ACARAPE DO MEIO) : 27 mm


A imagem do canal visível do satélite GOES-16, das 16h00 local, mostra boa distribuição de nebulosidade associada a chuva sobre o território cearense. Para esta terça e quarta-feira (28) é esperado predominância de tempo instável sobre o território do estado do CE, sendo que intensidade das chuvas deve variar entre fraca a forte em todas as macrorregiões do estado. A condição de instabilidade atmosférica deve permanecer para quarta-feira, onde é esperado chuvas mais expressivas na porção centro-norte do estado.



As chuvas previstas devem ocorrer devido às áreas de instabilidade oriundas do leste do nordeste brasileiro e do Oceano Atlântico, assim como o posicionamento e deslocamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Efeitos locais como brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo também devem favorecer a condição de tempo instável sobre o estado. É válido ressaltar que as chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.


A condição de tempo instável deve favorecer temperaturas mais amenas quando comparado aos últimos dias. Para as tardes de hoje e de amanhã é esperado temperaturas máximas entre 28 a 32ºC. Já a velocidade máxima do vento está prevista para a faixa litorânea e regiões de serra, com valores entre 35 e 50 km/h.


VCAN - Vórtice ciclônico de Altos Níveis: Sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário