terça-feira, 29 de agosto de 2023

Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do interior do Ceará, projeta disputa intensa nas Eleições 2024


Como terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, o município de Juazeiro do Norte, no Cariri, projeta disputa intensa nas Eleições 2024. Segundo o histórico da cidade, que é também o maior colégio eleitoral do Interior, até o momento, nenhum prefeito alcançou a reeleição, que está sendo visada pelo atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). Além dele, outras lideranças visam articular e lançar candidaturas.


Anteriormente, em entrevista, Glêdson falou sobre as expectativas para as eleições do próximo ano e indicou ter um compromisso político com o deputado estadual Fernando Santana (PT), por ter prestado apoio ao parlamentar nas eleições de 2022.


“Eu tenho um compromisso político com Fernando Santana. Uma vez eu apoiando o Fernando para o cargo de deputado estadual, como assim o fiz, ele iria me apoiar na reeleição. A minha parte eu fiz e entreguei: meu apoio incondicional à candidatura dele. Da parte dele, só me resta esperar. Agora, uma coisa é você ter fechado um compromisso com Fernando e eu fechei, inclusive o Giovanni (vice-prefeito de Juazeiro) mesmo é testemunha”, disse.


Entretanto, o deputado Fernando Santana expressou a existência de um distanciamento no relacionamento com o prefeito. Em declaração durante evento de filiação do PSB, em Fortaleza, no último dia 26, Santana reforçou ter uma boa relação com Glêdson, porém, devido às diferentes posturas políticas, o parlamentar disse que o desejo de apoiar a reeleição do prefeito “vem diminuindo”.


“Minha relação sempre foi muito boa com Glêdson, eu ajudei muito Juazeiro durante a gestão dele. O Glêdson só está confundindo a palavra acordo com desejo. Meu desejo era apoiá-lo e esse desejo era muito grande, mas vem diminuindo pela forma isolada com a qual ele quer fazer política. Eu não acredito em forma isolada, acredito em forma coletiva, dialogada, mas respeito a forma dele trabalhar”, declarou.


Ao ressaltar a necessidade do diálogo entre as suas lideranças, o parlamentar afirmou que buscará um “alinhamento maior” para definir seu apoio a Juazeiro. “O meu líder é Camilo Santana, e eu preciso que as lideranças com as quais eu dialogo, dialoguem também com Camilo. Se não forem aliados, que sejam pelo menos alinhados, pois quem ganha com alinhamento é a população. […] Claro que nós vamos apoiar Juazeiro, buscando esse alinhamento maior”.


Em outro lado da disputa, questionado sobre ter o nome como possibilidade para candidatura, o ex-prefeito de Juazeiro Arnon Bezerra (PDT) afirmou estar à disposição: “[O seu nome está colocado?] Sempre, mas tem outra liderança muito importante lá surgindo também que a gente está conversando bem. Eu acredito muito no crescimento do Juazeiro político, administrativo e sobretudo econômico e social”.


Ainda durante o evento do último dia 26, o ex-deputado estadual Nelinho Freitas, filiado ao MDB, conjecturou que o partido deve ser “protagonista no próximo ano”. “Eu acho que Juazeiro precisa de um olhar diferente no quesito da administração. No sentido de crescimento, Juazeiro hoje tem muitas dificuldades. O crescimento hoje é voltado muito para a iniciativa privada e isso faz com que o município não desconte com a força que o município tem. Vamos colocar nosso nome para que a população, logo, possa também ter mais um nome e para que a gente possa apresentar o melhor projeto de Juazeiro”, afirmou.


Segundo o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, o partido ainda não abriu conversas com outros partidos para a formalização de chapas para as eleições do próximo ano. “Estamos, neste momento, formando base para a manutenção do projeto [com os partidos da base do Governo]”, disse.


Conforme o ex-parlamentar, os trabalhos para as definições de nomes devem iniciar no próximo mês de setembro. Entretanto, a confirmação deve sair apenas em meados de fevereiro ou março do próximo ano, para a decisão ser “mais próxima do nome que será ungido principalmente pelo Governo do Estado, encabeçado pelo governador Elmano, por Camilo Santana e toda a conjuntura do Governo”.


Fonte: Opinião CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário