quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Mestrado em Meio Ambiente: IFCE vai criar seu primeiro programa de pós-graduação no Cariri

IFCE campus Juazeiro terá seu primeiro curso de Mestrado, com 18 vagas disponíveis. FOTO: Edmar Soares

Aprovado em agosto, o campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE) receberá um programa de mestrado em meio ambiente. Esse será o primeiro programa de pós-graduação do IFCE na região do Cariri.


O investimento faz parte de uma iniciativa da instituição que busca ampliar a oferta de cursos de pós-graduação no interior do Estado. Ao todo, 18 vagas serão ofertadas, e a expectativa é de que a primeira turma inicie as atividades no semestre de 2024.1.


“No âmbito da pós-graduação no Ceará, o que a gente evidencia hoje é que os programas estão concentrados em Fortaleza”, destaca Antônio Ribeiro, professor da área de geotecnia do IFCE Juazeiro do Norte.


Ele foi um dos responsáveis pela criação do programa e será coordenador do curso de pós-graduação. “Quando um aluno nosso [queria fazer] um mestrado na área do meio ambiente, ele tinha que ir a Campina Grande, Fortaleza ou Recife.”


O programa, então, surge com o objetivo de “dar oportunidades para que a população do sertão cearense, nordestino, possa se envolver com atividades de pesquisa para tentar melhorar a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos, principalmente na área do meio ambiente e de energia”, adiciona o professor.


O programa, de acordo com Antônio, deve seguir duas linhas de pesquisa. Uma relacionada ao desenvolvimento de tecnologias ambientais e outra à educação ambiental e desenvolvimento ecológico.


“Uma área mais voltada para engenharia, desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento de água, de esgoto, destinação de resíduos sólidos, geração de energia renovável etc. [A outra] É uma linha mais voltada para a integração do homem à natureza e o desenvolvimento de espaços educativos na natureza”.


Joélia Marques de Carvalho, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFCE explica que o programa é muito alinhado com políticas de sustentabilidade, educação ambiental, com os novos conceitos de energias renováveis, de ESG (environmental, social and governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). "Então, é uma temática atual e relevante.”


Assim como o professor, ela também acredita que a política de interiorização é importante. “As pessoas não precisam mais se deslocar para as capitais para terem seus cursos de pós-graduação a nível de mestrado e doutorado. Isso é muito relevante, e o IFCE está muito alinhado com essa política.”


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário