terça-feira, 31 de outubro de 2023

Empresa assina acordo com IFCE para produzir “carros voadores” no Ceará


A empresa cearense Vertical Connect assinou memorando de entendimento com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) para produzir aeronaves elétricas no Estado.


O acordo prevê o desenvolvimento a capacitação, formação, desenvolvimento e realização de pesquisas de projetos aeronáuticos, proporcionando empregabilidade em diferentes áreas da aviação comercial tradicional e avançada em aeronaves do tipo eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical).


“Trata-se de um cenário estratégico para o IFCE e para o Brasil, pois coloca o Instituto numa posição de vanguarda. Estamos entrando nessa área graças a expertise dos nossos professores e estudantes nas áreas de mecânica, eletrônica, inteligência de dados e telecomunicação. Isso converge naturalmente para a área aeroespacial”, disse o reitor do IFCE, professor José Wally Mendonça.



Ficará a cargo do IFCE o desenvolvimento de softwares voltados para a área de mobilidade urbana e aeronaves no modelo eVTOL, além de pesquisas para os modelos com a Vertical Connect.


“Esse memorando assinado junto ao IFCE vem para somar, no sentido de desenvolver o futuro da mobilidade urbana e a geração de empregos em um setor que engloba todo um ecossistema. Os eVTOLs vieram para revolucionar o mercado, buscando viabilizar um deslocamento mais eficiente, mas também potencializar a prestação de serviços públicos e os mais diversos segmentos da economia, como o agronegócio” destaca Camila Bonfim, CRM da Vertical Connect.


A empresa


Primeira fábrica brasileira de eVTOL (Vertical Take-Off and Landing) a ser construída no Ceará, a Vertical Connect desenvolve atualmente estudos para a viabilidade de produção em larga escala de modelos de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecidas como “carros voadores”.


Atualmente, a empresa negocia com o Governo do Estado a implantação de um parque fabril no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), na Zona de Processamento de Exportação do Ceará.


Fonte: Focus

Nenhum comentário:

Postar um comentário