quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

UFCA recebe representantes da Ebserh para avaliação da viabilidade de um Hospital Universitário no Cariri


A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, nesta semana, representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para debater a implantação de um Hospital Universitário no Cariri. O encontro – realizado nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro de 2024, na Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha – contou com a presença do reitor da UFCA, Silvério Freitas, do diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Cláudio Gleidiston, e do chefe de gabinete da Reitoria, Leandro Macedo.


Na visita ao Cariri, as representantes da Ebserh, Odete Gialdi (Diretora de Administração e Infraestrutura) e Ingrid Magatti (Assessora da Vice-Presidência), enviadas a pedido do Ministério da Educação (MEC), avaliaram a viabilidade da implantação de um HU na região, acompanhadas, ainda, do deputado estadual Fernando Santana e do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio. O grupo visitante conheceu ainda as instalações da Famed/UFCA e da Clínica-Escola, no campus Barbalha.


Os gestores da UFCA e também as representantes da Ebserh se reuniram mais uma vez, na manhã desta quinta-feira, 29 de fevereiro, no gabinete do deputado Fernando Santana, em Juazeiro do Norte, para seguir o debate técnico acerca da implantação do HU.


Encontro com o ministro da Educação

Em outubro de 2023, o reitor da UFCA esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana. No encontro, o reitor entregou ao ministro um ofício no qual expõe projetos da UFCA e seus potenciais benefícios para a região do Cariri, bem como necessidades próprias do dia a dia da instituição. A implantação de um Hospital Universitário esteve entre os temas abordados no encontro.


Na ocasião, a UFCA explanou a necessidade antiga de construir um Hospital Universitário, que traria para a região grande suporte na promoção da saúde pública e permitiria aos discentes de Medicina cumprir seu internato em campo de prática da própria Universidade. Atualmente, os estudantes cumprem o internato atuando em hospitais da região ou mesmo de cidades distantes, como Fortaleza. Hoje, essas instituições recebem os discentes da UFCA mediante parcerias com a Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário