quinta-feira, 27 de junho de 2024

Iniciada construção da 1ª Estação de Tratamento de Esgoto de Santana do Cariri


Na última quarta-feira (26 de junho de 2024), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará iniciaram a construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Santana do Cariri. O lançamento da obra aconteceu no centro da cidade, local onde o equipamento será construído. Com previsão de entrega para setembro deste ano, a estrutura terá capacidade para tratar 20,8 milhões de litros de esgoto por mês, coletado de 1.158 imóveis.


“A construção da ETE em Santana do Cariri é um retrato dos frutos que essa parceria com a Ambiental Ceará irá gerar em todos os municípios atendidos pela PPP. Nossa principal missão é darmos cumprimento ao Marco Legal atingindo a universalização. O início dessa obra é uma importante vitória tanto para o município, quanto para a nossa PPP”, pontua Luciano Arruda, Diretor de Gestão de Parcerias da Cagece.


Além de possuir tecnologia que reduz odores, o esgoto tratado na estação será devolvido ao meio ambiente em qualidade superior à determinada por lei.


Para o Assessor Especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno, o momento reforça o compromisso do Ceará com a universalização, “o investimento de quase R$ 10 milhões reflete como um avanço do estado na oferta dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, especialmente pelos benefícios na saúde, na educação e economia”, acrescenta.


O projeto prevê, ainda, duas expansões na estação de tratamento, permitindo que, até 2032, ela consiga receber e tratar cerca de 31,1 milhões de litros de esgoto por mês, coletados dos mais 2.463 imóveis da sede do município.


“Está sendo uma obra de grande impacto para a cidade porque vai trazer uma transformação histórica. A construção dessa ETE vai permitir que, pela primeira vez, os moradores tenham acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e a todos os benefícios relacionados a esse serviço. Será o fim dos esgotos correndo a céu aberto, das doenças causadas por essa situação, e o início de uma nova etapa na rotina da cidade”, define o diretor-executivo da Ambiental Ceará, Danilo Almeida.


Na ocasião, também estiveram presentes André Facó, diretor presidente da Ambiental Ceará, Fernando Lima, diretor de operações da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, diretora de relações institucionais da Ambiental Ceará e Tadeu Bezerra, gerente de serviços da Ambiental Ceará e o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade.


PPP do esgotamento sanitário


A Parceria Público-Privada (PPP) entre a Cagece e a Ambiental Ceará tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Nenhum comentário:

Postar um comentário