domingo, 21 de janeiro de 2018

Nos acréscimos, Floresta derrota o Horizonte no Domingão

Os dois gols do Floresta foram marcados pelo atacante Edson Cariús ( Foto: Divulgação/Wilson Medeiros/Floresta EC )
18:18 · 20.01.2018 / atualizado às 21:15
Na próxima rodada, o time do técnico Raimundo Vágner terá o Ceará como adversário ( Foto: Reprodução/Instagram @florestaec )
Pelo início da terceira rodada do Campeonato Cearense, no Estádio Domingão, em partida amarrada e sem chances claras de gols, o Floresta venceu a primeira no Estadual ao bater o Horizonte por 2 a 1. Foram dois gols de Edson Cariús (28´ do 1º tempo e 48´ do 2º tempo), enquanto Danilo Itaporanga, aos 9´ do 2º tempo, marcou o único tento para o Galo do Tabuleiro. 
 
O time da Vila Manoel Sátiro está invicto no certame (dois empates e uma vitória), chegou aos 5 pontos e ocupa - de maneira provisória - a liderança do Campeonato Cearense. Já o Horizonte está em 6º  lugar, com os 3 pontos obtidos no triunfo diante do Guarani de Juazeiro, na estreia da competição. 
 
Agora, pela quarta rodada do Estadual, as equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (24). O Horizonte volta a atuar no Domingão, diante do Tiradentes, às 20h15. 
 
Já o Floresta encara o Ceará, às 21h30, no Estádio Presidente Vargas. Mandante da partida, o time do técnico Raimundo Vágner terá um compromisso ante o Alvinegro de Porangabuçu. Na ocasião, além dos pontos válidos pelo Estadual, o duelo valerá a Taça dos Campeões Cearenses 2018 (reúne o campeão do Cearense 2017, o Ceará, e o campeão da Taça Fares Lopes 2017, o Floresta). Além disso, o eterno "soldado"Dimas Filgueiras, ex-jogador e técnico Alvinegro, será homenageado. Se a partida terminar empatada, as equipes somarão um ponto no certame estadual e a decisão do título da Taça dos Campeões será nas cobranças de pênaltis.   
 
Durante o treino de apronto na véspera da partida de hoje, o atacante Edson Cariús não participou das atividades realizadas pelo técnico Raimundo Vágner em função de um desconforto na virilha. Mas a presença do experiente atacante, vice-artilheiro da última edição do Estadual, atuando pelo Uniclinic, quando Cariús assinalou oito gols, foi imprescindível para o 1º triunfo do Floresta na elite do futebol cearense.  
 
O jogo
 
A partida foi se desenrolando com muitos erros de passes e poucas jogadas trabalhadas por parte das duas equipes. Somente aos 21 minutos da etapa inicial, Bruno Ocara, do Floresta, emendou arremate de primeira após bola rebatida pela defesa. Contudo, a finalização não levou o menor perigo ao goleiro do Galo do Tabuleiro. 
 
Aos 28 minutos, veio o gol do Floresta. E foi um golaço. Edson Cariús recebeu lançamento de Zé Carlos e deu um belo toque para encobrir o goleiro Eduardo Alves.
 
O Horizonte errava muitos passes, não conseguia articular jogadas trabalhadas. Aos 35 minutos da etapa inicial, diante da inoperância de sua equipe, o técnico Marcelo Vilar realizou duas alterações de uma só vez: Entrou Doda no lugar de Paulo Caiçara; Chapinha ingressou na vaga de Roberto Baggio. E a equipe melhorou sensivelmente.
 
Aos 38, após cobrança de falta da esquerda, Chapinha cabeceou por cima da meta defendida pelo goleiro Mauro. Foi a grande chance do Horizonte no 1º tempo. 
 
Aos 46 minutos, em chute de Erivelton da entrada da grande área, o goleiro Mauro bateu roupa. Na sobra Hércules tentou finalizar, mas acabou dividindo com a maração do Floresta. 
 
Triunfo nos acréscimos
 
Na volta para a etapa final, o técinco Raimundo Vágner colocou o zagueiro Edgar no lugar do atacante Felipinho. O Horizonte, que já havia melhorado nos minutos finais da primeira etapa, voltou para o 2º tempo pressionando o Floresta, especialmente pela direita, com Índio, mas esbarrava nas próprias limitações. O time da Vila Manoel Sátiro cometeu alguns erros infantis que só não terminaram em gols do adversário em decorrência de os atletas do Galo do Tabuleiro não jogarem aproximados e pecarem nos passes no terço final do campo. 
 
Aos 9 minutos, Bruno Ocara cometeu falta em Índio pela direita, recebeu cartão amarelo. Na cobrança de Danilo Itaporanga, o goleirão Mauro aceitou e deu números iguais ao jogo. Foi uma falha daquelas do goleirão do Floresta.
 
Nos minutos finais da partida, Bruno Ocara recebeu o segundo amarelo por falta dura e foi expulso. O Floresta, com um homem a menos, via o Horizonte chegar em sucessivas cobranças de faltas e bolas alçadas. O goleiro Mauro, lento nas ações, passava insegurança à defesa do time da Vila. Diante do cenário adverso, o técnico Raimundo Vágner colocou o defensor Hiago Pavuna na vaga do avante Paulo Vyctor. 
 
Devido às paralisações para substituições, para cobranças de faltas e parada técnica, o árbitro assinalou seis minutos de acréscimos na etapa complementar. E o Floresta agradeceria.  
 
Aos 48,  Eduardo Alves, goleiro do Horizonte, espalmou e mandou para escanteio. Na cobrança, Edson Cariús nem precisou sair do chão para cabecear e dar a vitória ao Floresta. O atacante do time da Vila Manoel Sátiro é vice-artilheiro da competição, com três gols, somente atrás de Gustavo Henrique, o "Gustagol" do Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário