terça-feira, 26 de junho de 2018

Lira Nordestina é classificada no Prêmio Pontos de Cultura do Ceará


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou nesta segunda-feira, 25/6, o resultado final do Prêmio Pontos de Cultura do Ceará, o qual consta a Lira Nordestina.

Foram premiadas no estado 50 iniciativas de Pontos de Cultura. O Ceará conta com 200 Pontos conveniados pelo Estado e 40 conveniados com o governo federal.

A Lira Nordestina é um equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri e é uma referência nacional em cordel e xilogravura. A Lira tornou-se conhecida por ser uma das primeiras tipografias a produzir e fazer circular folhetos de versos populares por todo o país.

Atualmente a Lira funciona em um espaço do Centro Multifuncional do Cariri “Vapt Vupt” em Juazeiro do Norte, onde é possível conhecer a história da tipografia, acervo tipográfico, manter contatos com os xilógrafos e adquirir matrizes e xilogravuras.

O Prêmio vai possibilitar a realização de oficinas de xilogravuras e a impressão de cordéis, além de dar visibilidade a um importante instrumento da cultura popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário