quarta-feira, 27 de junho de 2018

Senac abre inscrições para curso de Beer Sommelier em Fortaleza e Juazeiro do Norte


Donos de bares ou restaurantes, hotéis, distribuidoras, representantes, amantes de cerveja, gastrônomos ou mesmo entusiastas do assunto: todos podem se tornar especialistas em cervejas. Com o mercado brasileiro de cervejas especiais está em plena expansão, o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), lança a primeira turma do curso de qualificação de Beer Sommelier em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, realiza a terceira turma.

Com um conteúdo programático amplo, o curso proporciona a capacitação das pessoas para o mundo das cervejas, desde a história ao processo de produção, contemplando ainda o conhecimento sobre o mercado mundial. As inscrições estão abertas no site http://cursos.ce.senac.br. Em Fortaleza, as aulas acontecem a partir de 21 de julho na Unidade Aldeota. No Cariri, o curso começa no dia 11 de agosto, na Unidade Juazeiro do Norte. As aulas são aos sábados e domingos alternados e são apenas 20 vagas.

O curso aborda o perfil profissional do Beer Sommelier, segue com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades. Há módulos de produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial; principais concursos cervejeiros; as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, americana e inglesa; leitura e interpretação de rótulos; estocagem; serviços de chope; serviço de atendimento; estocagem; coquetelaria; vendas; cartas de cerveja; harmonizações; cerveja e saúde; organização de eventos; cerveja e gastronomia; mercado no Brasil e no mundo; tendências e perspectivas.

“A bebida é um alimento. Quem trabalha como profissional de gastronomia tem que entender todas as relações que a bebida e comida possuem. Se vou servir um petisco que seja mais gorduroso, uma cerveja com mais álcool, com maior acidez será um melhor acompanhamento. O curso trabalha esses aspectos no módulo de harmonização, por exemplo”, antecipa Ivan Prado, consultor de gastronomia do Senac, que inclusive já foi aluno do curso.

Durante o curso, haverá visita a uma microcervejaria, produção de cerveja artesanal pelos alunos e degustação de mais de 120 rótulos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula com a apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados durante todo o curso.

Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará traz instrutores de diversos estados e com várias premiações em concursos e que são referências nacionais no setor, como Carlo Lapolli, Taiga Cazarine, Rodrigo Ferraro, Ronaldo Rossi, João Filho, Fernando Chaves, Wellington Alves, dentre outros.

Curso Beer Sommelier
Inscrições: http://cursos.ce.senac.br
Mais informações: (85) 3270.5400 / (88) 3566-4790

Nenhum comentário:

Postar um comentário