quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Mostra Nacional dos Contadores de Histórias acontecerá em setembro no Cariri


Resultado de imagem para Mostra Nacional dos Contadores de HistóriasA IV edição da Mostra Nacional de Contadores de Histórias acontecerá no período de 12 a 15 de setembro, no Território Criativo do Gesso, em Crato, e nas cidades de Juazeiro, Barbalha, Caririaçu e Brejo Santo.  O evento visa potencializar os saberes e fazeres dos contadores de histórias da região do Cariri, proporcionando o intercâmbio e a formação de plateia.  

A Mostra acontece de forma colaborativa e contará com a parceria dos contadores da região, ONGs, coletivos, escolas, poder público e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Regional do Cariri – URCA.  

O evento é uma realização conjunta do Coletivo Camaradas, Balaio de Histórias, Coletivo de Narradores do Cariri, Escola de Narradores e Rede de Narradores do Ceará. 

A programação consistirá de oficinas, feira, apresentações e o tradicional cortejo das flores, onde são distribuídas flores artesanais durante o percurso. 

Para a contadora Elisabete Pacheco, integrante do Coletivo Camaradas e idealizadora da Mostra, esse é um momento de fortalecer a oralidade, identidade cultural e de ampliar o imaginário e o repertório das narrativas tradicionais e contemporâneas, a partir do universo infantil. Ela destaca que a Mostra proporciona também a aproximação e articulação dos contadores e acrescenta que isso é essencial, principalmente neste momento, em que a política pública para a cultura sofre um desmonte nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário