quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Diocese de Crato sediará IX Assembleia Nacional do Segue-me entre os dias 1º e 3 de setembro

FOTO: Arquivo / TVM

Dos dias 01 a 03 de setembro, a Diocese de Crato sediará a IX Assembleia Nacional do Segue-me, reunindo jovens e casais de diversas arquidioceses e dioceses do Brasil que abraçam o movimento. Ao todo são 18 dioceses estarão representadas por seus assessores, coordenadores e diretores espirituais.


O evento terá lugar especial na cidade de Juazeiro do Norte (CE), lugar de grandes romarias durante todo o ano, e conhecida, principalmente, pela história do Servo de Deus Pe. Cicero Romão Batista. A abertura do encontro acontecerá no Horto do Pe. Cicero, monumento e ponto turístico da cidade.


A nona edição da assembleia nacional tem por objetivo a continuidade do estudo do Documento Nacional do Segue-me. “Vamos estudá-lo, e se possível, fazer algumas alterações, em vista do crescimento na evangelização, para que os jovens possam ter esse encontro pessoal com Cristo, e seguir o Senhor com um coração livre”, explicou o Pe. Gilberto Junior, responsável pelo movimento na Diocese de Crato. O documento rege o movimento e demais deliberações ao nível nacional do movimento.


O sacerdote ainda falou sobre a expectativa em acolher este encontro de nível nacional. “Para nós é um momento de muita alegria. Nosso coração transborda por acolher esta assembleia que vem fazer com que o momento Segue-me cresça cada vez mais e de frutos para a vida da igreja”, disse.


Segue-me: Entenda mais sobre o movimento


O Segue-me é um movimento que visa despertar nos jovens o interesse de conhecer os ensinamentos de Cristo, estimulá-los a viver em comunidade e engajar-se nas pastorais, bem como levá-los a manter um bom diálogo com seus familiares e colegas.


A expressão SEGUE-ME foi tirada da Bíblia e baseou-se na vocação de Mateus (Mt 9,9): “Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: segue-me. O homem levantou-se e O seguiu.” Foi esta passagem que inspirou dois jovens e alguns casais da Paróquia do Divino Espírito Santo, do Guará II, em Brasília, e sob a orientação do Pe. Antônio Chirulli, a organizar, no ano de 1979, nos dias 31 de março e 1° de abril, o I ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO, ao qual denominaram SEGUE-ME.


O Encontro tem como objetivos principais despertar nos jovens a realidade cristã, dar-lhes orientação catequética e vocacional, contribuir com o relacionamento familiar e engajá-los em pastorais e trabalhos da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário