quarta-feira, 3 de julho de 2024

Mais de 1.100 alunos são certificados nos Complexos Sociais Mais Infância, em Barbalha e Fortaleza


Para a moradora do bairro Cristo Redentor, Socorro Lourenço (43), fazer uma capacitação profissional na área de maquiagem foi a “realização de um sonho”. “Eu trabalho com vendas de cosméticos, que inclui a maquiagem, e sempre quis fazer um curso como esse, para agregar às minhas vendas, porque os meus clientes procuravam os produtos, mas tinha muita maquiagem que eu não sabia como usar”, lembra.


Ela é uma dos 1.129 alunos dos Complexos Sociais Mais Infância, que estão recebendo suas certificações, nesta semana, nas unidades do Cristo Redentor, Curió, João XXIII, em Fortaleza, e de Barbalha, na Região do Cariri. “É uma oportunidade única. Todo curso desse tem um custo, e no momento está muito complicado, então, termos a oportunidade de fazer um curso desses, gratuito, e ainda receber o material, a gente não pode perder. Hoje eu já conheço o passo a passo da maquiagem, como utiliza e, a partir do momento que eu estou efetuando a venda eu estou demonstrando a maquiagem no cliente”, conta ela, que já atua, também, como maquiadora, realizando atendimentos à domicílio.



A cerimônia de certificação aconteceu na última segunda-feira (1 de julho de 2024), no Complexo Social Mais Infância Cristo Redentor, homenageando os 158 alunos concludentes das turmas de Manicure e Pedicure, Maquiador, Depilação, Fotografia, Precificação, Bolos Juninos, Bolos Comerciais e Regionais, Empreendedorismo, Inclusão Digital para Idosos e Informática Intermediária, da unidade.


O momento contou com a presença dos secretários executivos da Proteção Social (SPS), Paulo Guedes, e da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcante. “A gente fica realmente feliz, porque qualificar pessoas é garantir a possibilidade de uma renda melhor para a família, de uma qualidade de vida melhor para a família, para vocês ganharem um pouco mais, levar um melhor conforto para os filhos”, destacou o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes. “A partir da qualificação, não só o mercado se abre, como as possibilidades para vocês colocarem o negócio de vocês, também”, completou.


Além da certificação, foram entregues 50 kits instrumentais para as turmas de Manicure e Pedicure, Maquiador, e Depilação. Ana Cristina (43) é mãe solo e encontrou, no curso de depilação, uma virada de chave para seu futuro. “Eu já tinha feito dois cursos de depilação, mas eram cursos rápidos, de dois dias. Aqui no Complexo, pude me aprofundar e aumentar meus conhecimentos. Estou recebendo o kit agora, e vai contribuir muito, porque eu já vou começar a fazer minhas depilações. Já tenho três clientes esperando”, comemorou.


Curió

O dia foi de celebração, também, no Complexo Mais Infância do Curió, com a certificação de 291 alunos nas turmas de Manicure e Pedicure, Maquiador, Depilação, Cuidador de Idosos, Artesanato e Crochê, Lanches Nordestinos, Chocolate Ovos de Páscoa, Precificação, Empreendedorismo, Bolos Juninos, Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, Informática Básica, Marketing Digital e Robótica Educacional Avançada.


Com um sorriso no rosto, a concludente do curso de Crochê, Hilda Oliveira (57), acompanhou o momento. “Eu fazia crochê, mas só o básico, e aprendi novas técnicas aqui. Eu sou dona de casa e é sempre bom aprender, dá oportunidade da gente crescer e a gente pode ganhar nosso dinheiro. Já estou fazendo meus crochês, fazendo sousplat, para a família e para vender. Já peguei encomenda”, conta.


Secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcante ressaltou a importância dos Complexos para transformar e potencializar vidas. “Aqui, a gente parte da criança para envolver a família. A gente trabalha com a primeira infância, trabalha com a segunda infância, mas trabalha com todas as gerações, porque a gente entende que é envolvendo a família, a partir da criança, que a gente faz a transformação, que a gente faz a mudança. O objetivo do Complexo é transformar vidas”, frisou.


E foi pensando na transformação de sua própria história que a costureira Rocivalda Martins (47) decidiu empreender em uma nova carreira. “Eu tive conhecimento do curso de depilação lá no CEJA da Messejana, por uma pessoa que estava fazendo curso aqui. Ela me contou das vagas e no mesmo dia eu vim bater aqui, me inscrevi”, relata. “É muito gratificante estar me certificando hoje. É um projeto que a gente vai buscando conhecimento, gostando da área. São poucos locais que oferecem essa oportunidade para nós, mulheres. Agora quero continuar nessa área de beleza. Vou fazer outro curso aqui também, de Limpeza de Pele, já vamos começar no dia 15 e vai dar tudo certo”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário