segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Conheça o trabalho da APAE de Juazeiro do Norte

Dr. Leitão Moura (com óculos) ao lado da filha


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Juazeiro do Norte-CE (APAE-JN) foi fundada em 25 de abril de 1971 e 10 anos depois teve a sua sede construída com recursos doados pelo então Governador do Estado, Virgílio Távora.


Assim como todas as Instituições que integram a rede APAE, a APAE de Juazeiro do Norte é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, de caráter privado, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual. Tem como missão “promover e articular medidas que visem assegurar os direitos das pessoas com deficiência favorecendo a inserção social, enquanto cidadãos” (Art. 2º §1º do Estatuto da APAE).


A entidade atua ao longo de sua existência com determinação para favorecer a inclusão social de pessoas com deficiência, favorecendo o seu desenvolvimento para uma vida digna. Possui como âmbito de atuação e defesa de direitos, prevenção da deficiência, educação básica e profissional, saúde, assistência social, apoio à família, lazer, esporte, cultura, estudos e pesquisas, capacitação e aperfeiçoamento técnico profissional e inscrição no mercado de trabalho da pessoa com deficiência intelectual.


A APAE-JN atende atualmente cerca de 500 pessoas com deficiência intelectual, oferecendo diariamente atendimentos em habilitação e reabilitação neuropsicomotora, atendimento educacional especializado, atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer, por profissionais especializados.


Presidente da Federação das Apaes do Estado do Ceará, o Promotor de Justiça aposentado, Dr. Francisco Leitão Moura, abraçou a causa dessas pessoas após o nascimento da filha, Ana Carolina, que tem síndrome de down. Desde então, vem lutando à frente da entidade junto com diversos parceiros na busca por manter as atividades, atendendo centenas de crianças, jovens e adultos em Juazeiro, e milhares em todo o Ceará. 


Assista abaixo a matéria exibida na TV Cidade Fortaleza, falando um pouco mais dessa história belíssima:


Nenhum comentário:

Postar um comentário