quarta-feira, 17 de abril de 2024

BPMA resgata camaleão encontrado dentro de residência em Juazeiro do Norte


Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resultou, na tarde dessa terça-feira (16 de abril de 2024), no resgate de um camaleão. O animal foi localizado em uma residência em Juazeiro do Norte.

A composição tomou conhecimento de que um animal silvestre teria invadido um imóvel. Imediatamente, a equipe policial diligenciou até o endereço indicado e encontraram o camaleão na residência. O proprietário teria se deparado com o animal e solicitado o resgate.

Após ser resgatado, o animal não apresentava lesões e foi solto em seu habitat natural, longe de um ambiente habitado.

Dicas de prevenção que a população pode adotar  
Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, da PMCE, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. As instituições têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.  

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências, em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.  

Mantenha seu ambiente seguro, verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.  

Conscientize a comunidade e incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário