terça-feira, 16 de abril de 2024

Centro de Zoonoses de Juazeiro realiza mais de 300 testes de Leishmaniose em 2024


O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte - CCZ realizou, nos primeiros meses de 2024, 310 testes DPP (Dual Path Platform) para triagem da Leishmaniose Visceral Canina. O procedimento é realizado em cães que apresentam sinais clínicos da doença. Causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida pela picada do mosquito-palha infectado, a doença representa um risco à saúde de animais e humanos.


Os testes são oferecidos gratuitamente mediante agendamento pelo número 3199-0450. Devido ao risco à saúde pública, a equipe do CCZ também realiza testes por busca ativa em cães encontrados em praças, ruas e estabelecimentos. Segundo Jucimara Santana, coordenadora da unidade, é crucial que os tutores estejam atentos aos sinais da doença. "Os principais sintomas incluem emagrecimento, apatia, feridas na pele, crescimento anormal das unhas e febre irregular. Há casos em que o animal não apresenta nenhum sintoma", alerta.


Os dados do Centro mostram que foram realizados 88 testes em janeiro, 79 em fevereiro, 102 em março e 21 em abril. "É possível prevenir a doença com o uso de inseticidas nos ambientes e a aplicação de repelentes adequados nos animais. Além disso, é recomendado manter os cães afastados de ambientes úmidos ou com acúmulo de lixo", conclui Jucimara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário